PPGQ065 - ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO - Turma: 01 (2015.2)

Visualização de Notícia
  • Sobre a Greve
  • 30/08/2015 09:03
  • Texto:

Caros alunos

Mestrandos e doutorandos precisam compreender mais e melhor sobre o momento que as IFES estão passando como decorrencia da modificação acelerada do quadro da educação superior brasileira.

O ensino privado cresceu exponencialmente com apoio do governo através do ProUNI e, principalmente, do FIES, sendo responsável hoje por mais de 85% de profissionais no mercado. Tornou-se um negócio bastante lucrativo de tal modo que o setor está sofrendo grandes transformaçoes e as pequenas faculdades estão sendo adquiridas por grandes grupos nacionais ou estramgeiros.

As IFES sofrerão expansão através do REUNI, EAD, PARFOR etc que aumentou a quantidade de alunos e o correspondente número de professores. A Expansão na infraestrutura mostrou-se bastante problemática por falta de planejamento, gestão de contratos e pendengas judiciais. É comum encontrar em todas as IFES predios inacabados ou com defeitos de construção.

Apesar deste cenário, os cursos de mestrado e doutorado cresceram em números expressivos nas instituiçoes publicas não tendo a devida atenção aos recursos necessários para a manutenção da qualidade dos mesmos.

Com a nova crise financeira internacional (diminuição do crescimento chinês), a economia brasileira está bastante afetada indiretamente. Os cortes orçamentários atingiram a educação e de modo mais drastico a pós-graduação.

Além disto há uma grande defasagem salarial para os professores doutores em inicio de carreira comparado com outras profissões que exigem apenas a graduação.

Portanto, a greve é justa mas aconteceu em momento dificil do cenario nacional.

O que vamos conseguir de imediato: 5,5% para 2016

As negociações irão até 11 de setembro sobre outros pontos.

As atividades na UFPI estão bastante precárias por conta da greve dos funcionários que já ultrapassa os 90 dias.

Nossa aula presencial começará depois do 11 de setembro.

Poucos alunos fizeram a Primeira Tarefa. Os poucos que fizeram não atenderam completamente o que pedi.

Ainda hoje lançarei a segunda Tarefa.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 25/08/2024 04:17