maria de nazare bandeira dos santos

FIS - DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCN

PPGPP101 - ATIVIDADE PROGRAMADA II - Turma: 11 (2015.2)

Visualização de Notícia
  • UM RIM POR UM PASSAPORTE (2)
  • 18/09/2015 23:38
  • Texto:

TELA SOCIOLÓGICA: COISAS BELAS E SUJAS. DIAS 23 E 24 DE SETEMBRO DE 2015, ÀS 16 HORAS, SALA DE VÍDEO II (CCHL/UFPI).

A TELA SOCIOLÓGICA promove o diálogo entre as ciências humanas e sociais e o cinema. O filme COISAS BELAS E SUJAS possibilita a aproximação entre o cineasta Stephen Frears, o diretor da citada obra cinematográfica e o sociólogo Zygmunt Bauman. Senay Gelik é o nome de uma das personagens do filme que narra a dramática situação dos refugiados. Senay é turca, muçulmana e virgem. Sonha com a sua ida para New York mas na sua passagem por Londres, enfrenta humilhações por ser uma estrangeira sob a vigilância da polícia da imigração. Na ilegalidade, arranja um serviço em uma fábrica onde vai encontrar o assédio do patrão. Em uma das cenas, ela revela: “Ele ia me entregar pra imigração e me fez chupar”. A vizinhança dos estrangeiros provoca a mixofobia ou medo de misturar-se. Os “indesejáveis estranhos” são visados pela arquitetura da intimidação, erguida no contexto de uma guerra à insegurança, aos riscos e aos perigos da vida urbana em um mundo globalizado. Segregar e excluir são verbos-chave no glossário das guerras urbanas nas metrópoles. E você é convidado a sorrir porque está sendo filmado. O Brasil ganha uma citação Baumaniana quando o assunto é a construção de guetos murados nas paisagens urbanas dos brasis: “Teresa Caldeira escreve a propósito de São Paulo (a primeira entre as grandes e fervilhantes cidades brasileiras em rápida expansão): “Hoje é uma cidade feita de muros. Barreiras físicas são construídas por todo lado: ao redor das casas, dos condomínios, dos parques, das praças, das escolas, dos escritórios. ...A nova estética da segurança decide a forma de cada tipo de construção, impondo uma lógica fundada na vigilância e na distância”.

Todos que têm condições adquirem seu apartamento num condomínio: trata-se de um lugar isolado que fisicamente se situa dentro da cidade, mas, social e idealmente, está fora dela. “Presume-se que as comunidades fechadas sejam mundos separados. As mensagens publicitárias acenam com a promessa de ‘viver plenamente’ como uma alternativa à qualidade de vida que a cidade e seu deteriorado espaço público podem oferecer”. Uma das características mais relevantes dos condomínios é “seu isolamento e sua distância da cidade. ...Isolamento quer dizer separação de todos os que são considerados socialmente inferiores”, e – como os construtores e as imobiliárias insistem em dizer – “o fator-chave para obtê-lo é a segurança. Isso significa cercas e muros ao redor dos condomínios, guardas (24 horas por dia) vigiando os acessos e uma série de aparelhagens e serviços ... que servem para manter os outros afastados”.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 25/08/2024 00:26