-

PPGS025 - ANÁLISE DE POLÍTICA EDUCACIONAL EM PERSPECTIVA COMPARADA - Turma: 01 (2015.2)

Visualização de Notícia
  • Atividade da disciplina
  • 09/10/2015 09:23
  • Texto:

    Olá a tod@s,

     

    segue anexos os textos para o desenvolvimento de nossas atividades em aulas subsequentes. Assim sendo, informamos o itinerário das discussões para a construção da próxima aula:

    História da Educação Comparada: 8h - 12h

    - Textos de HANS, Nicolas. Educação Comparada. Tradução de José Severo de Camargo Pereira. Série: atualidades pedagógicas, vol. 79. 2ª ed. São Paulo, Editora Nacional, 1971.  pp. 03-22. 

    (já copiado pelos cursistas);

    - Artigo "O sentido da educação comparada: uma compreensão sobre a construção de uma identidade." (anexo) - a ser debatido em grupo;

    - Artigo: "DO ESTADO-NAÇÃO AO ESPAÇO-MUNDO: AS CONDIÇÕES HISTÓRICAS DA RENOVAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMPARADA" (anexo) - a ser debatido em grupo.

    Os Métodos de Comparação em Educação: 14h -18h

    - Artigo "O uso do método comparativo nas ciências sociais" (anexo) - a ser debatido em grupo;

    - Artigo "Quando nós somos o outro: Questões teórico-metodológicas sobre os estudos comparados" (anexo) - a ser debatido em grupo;

    - Textos de BERADAY, George Z.F. Método Comparado em Educação. Tradução de José de Sá Porto. Série: atualidades pedagógicas, vol. 102. São Paulo, Editora Nacional e Editora da USP, 1972.  pp. 29-59.

     (já copiado pelos cursistas)


    * Segue também anexo o livro: LOURENÇO FILHO, M. B. Educação comparada. Brasília: INEP/MEC, 2004.

    - Texto no qual escolhemos 2 (dois) sistemas educacionais para cada um dos cursistas, a ser apresentado em aula do dia 30/10, mediante o uso do Método Comparado.

    P.S.: Os arquivos foram inseridos aqui na turma do SIGAA. Muito embora, são facilmente localizados em sites de busca.

    Att.

    Fauston Negreiros e Samuel Pires Melo



Voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 15:32