• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

CMR0067 - FLORA REGIONAL - Turma: 01 (2015.2)

Visualização de Notícia
  • aula de campo e visita técnica
  • 09/11/2015 18:21
  • Texto:

Prezados alunos,

nossa atividade em campo está agendada para o dia 14 de novembro (sábado). Sairemos do Campus Ministro Reis Velloso, Parnaíba, as 4 horas da manhã. A previsão de chegada: 17 horas

Esta atividade de campo tem como um dos objetivos conhecer a vegetação de mata úmida (Planalto da Ibiapaba) e entender como ocorre a cadeia de produção de flores (São Benedito)
    nesta atividade teremos os alunos da graduação de Flora Regional e os alunos de mestrado das disciplinas Biotecnologia vegetal e botanica econômica.

Inicialmente faremos uma visita a Cearosa em São Benedito,  fazenda de quase 800 mil metros quadrados, 13 hectares de produção e propagação de rosas em estufa. A fazenda localiza-se no Distrito de Inhuçú, cidade de São Benedito, Ceará, a cerca de 320 km de Fortaleza, na “Serra da Ibiapaba”, também conhecida como “Serra Grande”, que faz divisa com o Piauí.
    O clima na serra varia de 17 a 30 graus. Temos épocas secas (junho a dezembro) e de chuvas (janeiro a maio), a 950 m de altitude.

Em seguida iremos visitar o Parque Nacional de Ubajara

O Parque Nacional de Ubajara é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, administrada pelo Instiituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, com a finalidade de garantir a integridade e o processo de evolução do conjunto de formações geológicas existentes em Ubajara.

O Parque foi criado em 30 de abril de 1959, com uma área de 4.000 hectares, através do Decreto Federal nº 45.954/59. No dia 26 de abril de 1973, foi assinado o Decreto nº 72.144, alterando os seus limites para uma área de 563 hectares. No dia 13 de dezembro de 2002, foi assinado o Decreto Sem Número e publicado no Diário Oficial da União, que altera, mais uma vez, os limites do Parque Nacional para uma área de 6.288 hectares, passando, assim, a abranger os municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha.

O Parque, embora esteja inserido no Bioma Caatinga, ele está distribuido em três Ecossistemas: Floresta Ombrófila Aberta, (Mata Atlântica), Floresta Subperenifólia e Caatinga.

A Sede Administrativa da Unidade está localizada na Rodovia da Confiança CE 187, Zona Rural, Ubajara

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 19:13