CMR0213 - FISIOTERAPIA EM ONCOLOGIA - Turma: 01 (2015.2)

Visualização de Notícia
  • REGRAS DOS SEMINÁRIOS
  • 25/11/2015 08:14
  • Texto:

SEMINÁRIOS - REGRAS

TEMA: FISIOTERAPIA EM ONCOLOGIA (necessariamente relacionar o fisioterapia no câncer)

Obrigatoriamente, deverão escolher artigo ORIGINAL de revista científica indexada.

Tempo MÍNIMO de apresentação: 12 (DOZE) MINUTOS

Tempo MÁXIMO de apresentação: 20 (VINTE) MINUTOS

TEMPO IDEAL: 15 (QUINZE) MINUTOS

O NÃO CUMPRIMENTO DOS TEMPOS MÁXIMOS E MÍNIMOS DE APRESENTAÇÃO IMPLICARÁ EM NOTA MÍNIMA (ZERO).

DOIS componentes do grupo irão apresentar por sorteio (inclusive ordem de apresentação). Essa divisão precisa ser bem planejada, pois será avaliado de forma diferente o grupo que tiver um de seus componentes apresentando por mais ou menos tempo do que o outro.

As apresentações serão realizadas no programa Power Point, ou seja, será utilizado Data Show. Na apresentação não existirá limite para slides. Deverão ser apresentados os seguintes tópicos do artigo:

- Nome do artigo e nome da revista científica e o ano. Sugestão, não apresente os componentes do grupo, pois é perda de tempo

- Introdução

- Materiais e Métodos

- Resultados

- Discussão

- Conclusão (alguns artigos não colocam o item "conclusão" destacado, porém este se encontra dentro da discussão)

Cada um dos itens acima possui subitens que não estão necessariamente destacados, ou seja, eles estão ao longo do texto sem um subtítulo. Esses subitens não podem faltar, que são:

- Introdução: contextualização, justificativa, objetivos (este último DEVE ser destacado na apresentação como um subtítulo)

- Materiais e Métodos: amostra, critérios de inclusão e exclusão, procedimento para coleta de dados (o que foi feito e como foi organizado a coleta, as variáveis coletadas, os equipamentos utilizados para a coleta (incluindo suas respectivas marcas e modelos sem precisar falar dos mesmos na apresentação), estatística (todo o procedimento e testes utilizados). Sugere-se destacar como subitens ou subtitulos todos esses componentes dos Materiais e Métodos na apresentação.

- Resultados: colocar TODAS as tabelas e TODAS as figuras (gráficos) do artigo. Sugere-se colocar cada um destes resultados em um slide diferente. Dependendo da situação, pode ser colocado mais de um em cada slide. Existem resultados que não aparecem em tabelas e figuras, para estes, deve-se digitá-los no slide e explicá-los na apresentação. Será avaliado a capacidade do aluno em apresentar os resultados de forma compreensiva para todos os colegas, destacando aquilo que é mais relevante.

- Discussão: Nesse ponto o artigo se apresenta na forma de texto. Erros mais comuns desse ponto: o aluno copia toda a discussão (recorta e cola) e LÊ o slide durante a apresentação. Nesse item deve-se colocar TODAS as informações relevantes da discussão com suas respectivas CITAÇÕES. Repito, deve-se colocar suas citações (SOBRENOME, ano) ou (SOBRENOME et al. ano). Observação: em toda apresentação onde tiver texto ou discussão da literatura, a citação DEVE ser adicionada. Exemplos: na Introdução e algumas vezes no Materiais e Métodos.

- Conclusão: de forma objetiva e clara, sem muito texto

Observações gerais:

- utilizar o talento individual, sua criatividade para cores, fundo e outros recursos, como fotos pesquisadas na internet para ilustrar o conteúdo, entretanto, cuidado para não transformar a apresentação em um "circo". Algumas dicas e cuidados serão levantados:

- atenção para com o contraste dos slides (utilizar fundo escuro e fontes claras ou ao contrário). Não utilizar slide cor VERMELHA ou "GOIABA"

- fontes: geralmente fica bem tamanho 28 a 32 (depende do que você está apresentando. Títulos ficam melhor em fonte maiores do que 32, citações ficam melhores em fontes menores do que 28). Arial costuma ser melhor, mas pode utilizar outros. Times New Roman não costuma ficar legal. Maiúscula como sugestão, mas não é obrigatório.

- nas tabelas utilizar os recursos da ferramenta de desenho para destacar os resultados mais relevantes: linhas, retângulos e círculos coloridos. Observação: tabelas com bastante informações não apresentar todos os resultados, não vai dar tempo.

- cuidado com o formato em que forem gravar seus arquivos. Os computadores da universidade não abrem formato mais modernos de arquivos. O melhor é salvar em uma versão mais antiga ou apresentar com seu próprio computador.

- atenção a apresentação individual, por exemplo, as roupas que serão utilizadas e a forma de falar ao público. Os seminários seguem o modelo de uma iniciação a congressos científicos e, portanto, a postura do apresentador é fundamental. O respeito do apresentador para com seu público se demonstra, também, na sua forma de vestir, na sua postura corporal na hora da apresentação e sua forma de falar, tom de voz e etc.

Observação final: treinar a apresentação em casa, sozinho ou com os colegas, familiares, bonecas, ursinhos de pelúcia, etc. É necessário para viabilizar o tempo de apresentação.

Bom Trabalho

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 21:37