CFISI/CMRV048 - ESTÁGIO EM PRATICAS ASSISTIDAS - Turma: 01 (2016.1)

Visualização de Notícia
  • Estágio na Atenção Secundária à Saúde
  • 03/06/2016 15:28
  • Texto:

Estimados alunos,

Boa tarde!

Encerramos o primeiro bloco de estágio em práticas assistidas, referente à atuação do fisioterapeuta na atenção primária à saúde (vale informar que a prova de segunda chamada de estágio ocorrerá nesta segunda - feira, dia 06 de junho, de 08 às 10h. Assunto: artigos discutidos em sala de aula, sobre a Fisioterapia na atenção primária à saúde).

Até o dia 30 de junho, teremos os estágios observacionais na atenção secundária à saúde, ou seja, atendimentos especializados em Fisioterapia.

Os alunos componentes dos seis grupos, deverão articular com profissionais fisioterapeutas que atuem neste nível de atenção, para que possam acompanhar o atendimento de tipos específicos de afecções de pacientes e protocolos de tratamento.

Segue abaixo, a divisão de assuntos por grupos, lembrando que cada grupo deve acompanhar quatro dias de práticas fisioterápicas (no mínimo, com registro de frequência na ficha correspondente, por meio da assinatura do profissional observado):

1) Grupo 1: Estágio de neurologia adulto, no serviço escola de Fisioterapia (SEF) da UFPI.

2) Grupo 2: Estágio de traumatologia e reumatologia, no SEF.

3) Grupo 3: Estágio de neuropediatria, no SEF.

4) Grupo 4: Estágio de Fisioterapia Respiratória, no SEF.

5) Grupo 5: Estágio de Fisioterapia Cardiovascular, no SEF.

6) Grupo 6: Estágio em Fisioterapia Aquática, no SEF.

As práticas observacionais devem iniciar o mais brevemente possível, visto que os setores funcionam em dias intercalados e teremos somente três semanas para a finalização desse bloco.

Os discentes devem observar: a abordagem inicial ao paciente que apresente um caso clínico inovador, por parte do fisioterapeuta; a avaliação cinético-funcional; análise de exames complementares; elaboração do protocolo de tratamento; desempenho e manualidade no emprego de técnicas e utilização de aparelhagens terapêuticas; e identificar o prognóstico do paciente.

No dia 01 de julho de 2016, teremos a apresentação dos relatórios dos grupos e discussão concomitante dos artigos científicos correlacionados com cada área profissional observada.

Att,

Natasha.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 23:21