CMR0270 - HEMATOLOGIA MEDICA - Turma: 01 (2016.1)

Visualização de Notícia
  • Retificação - Nota da primeira Avaliação
  • 15/06/2016 11:04
  • Texto:

Caros(as) Alunos(as),

Após a entrega das provas, alunos apontaram erros na correções da primeira questão, o que que fez com que eu percebesse ter confundido os gabaritos de 2 tipos de provas.

Por esse motivo, realizei a recorreção da primeira questão em todas as provas e algumas notas foram alteradas (para mais ou para menos).

As provas que tiveram as notas alteradas foram as #4, 7, 10, 13, 17, 19, 21, 24, 32 e 43.

Peço desculpas pelo equívoco e, a seguir, apresento o gabarito correto da questão.

Cordialmente,

Giovanny Pinto

(F) O hematócrito representa a amplitude de distribuição do volume dos eritrócitos ao redor do volume corpuscular médio.

(V) Na esferocitose hereditária é comum o achado de hipercromia, em decorrência do aumento do valor da concentração de hemoglobina corpuscular média.

(F) Em laboratórios sem automação é aceitável a prática de se obter os valores de hematócrito e número de hemácias a partir da multiplicação e divisão por 3, respectivamente, do valor da hemoglobina.

(V) O aumento da bilirrubina indireta é um achado laboratorial comum em pacientes com beta-talassemia maior.

(F) A crioaglutinação pode ser suspeitada no hemograma obtido pelo método de impedância quando se evidenciar um aumento do número de eritrócitos e uma diminuição do volume corpuscular médio.

(V) Didaticamente, a eritropoese pode ser dividida em dois estágios, sendo o estágio inicial do processo de diferenciação dependente de EPO e o estágio final dependente de ferro.

(F) O derramamento de plasma, como erro pré-analítico, pode ser suspeitado no hemograma pelo aumento dos índices hematimétricos.

(V) Na perda aguda de sangue o hemograma recente é inexpressivo e somente após a recuperação da volemia é que a anemia se tornará evidente neste exame.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:20