TELA SOCIOLÓGICA: LAGO DOS CISNES (THE KIROV BALLET). DIA 06/07/2016. SESSÕES: 16 e 18 HORAS. SALA DE VÍDEO II (CCHL/UFPI) A Sociologia dos homens geniais, em todos os campos da produção humana, encontra âncora teórica em Norbert Elias. Na sua sensível trilha compreensiva, incluo o sonoro nome de Piotr Ilich Tchaikovsky (1840 – 1893). Um compositor clássico, atemporal como Platão, Renoir, Degas, Marx e tantos outros gênios. Cada um no seu específico campo, continua sendo relido, revisto e remontado. De 1877, no teatro Bolshoi, até os dias de hoje, a história amorosa entre o príncipe Sigfried e Odette, no LAGO DOS CISNES, segue sendo encenada pelos palcos mundiais. Em 1984, Rudolf Nureyev coreografou o LAGO DOS CISNES na montagem criada pelo Ballet da Ópera de Paris. Em relação ao vôo criativo do renomado coreógrafo, François Roussillon escreveu: “a visão de Nureyev sobre o ballet de Tchaikovsky é estonteantemente freudiana em suas ricas inserções de subtextos psicanalíticos”. Em particular, a beleza e a densidade das suas composições para ballets, justificam a sua eternidade. Para ele e para Mozart, sintonizam as palavras de Norbert Elias: “A inspiração vem. Algumas vezes se desenrola por si mesma, como os sonhos de uma pessoa que dorme, deixando sua marca mais ou menos completa no gravador que chamamos de “memória”, de modo que o artista pode inspecionar suas próprias ideias como um espectador que observa o trabalho de outro. Pode examiná-las como se à distância, elaborá-las e corrigi-las ou, se sua consciência artística hesita, piorá-las. Diferentes das ideias dos sonhos, as ideias do artista sempre estão ligadas ao material e à sociedade. São uma forma específica de comunicação, que pretende arrancar aplausos, acolhida positiva ou negativa, despertar alegria ou raiva, palmas ou vaias, amor ou ódio”.