PPGL007 - TÓPICOS EM VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E LETRAMENTO - Turma: 01 (2016.2)

Visualização de Notícia
  • Curso de Extensão a distância: Letramento, discurso e ensino - uma perspectiva crítica
  • 07/09/2016 16:11
  • Texto:

Público:

Ø  professores(as) de língua portuguesa do Ensino Fundamental, Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos, em regência

Ø  graduados em licenciatura em língua portuguesa;

Ø  estudantes de graduação em final de curso (licenciatura), de especialização, mestrado ou doutorado que tenha relação com língua portuguesa ou linguística e ensino.

Carga horária: 60 horas (com dois encontros presenciais em sábados).

Período: de 12/09 a 04/12/2016.

Promotor: Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade/CEAM; Interfoco/Decanato de Extensão da Universidade de Brasília.

Instrutor: Guilherme Veiga Rios (PhD em Linguística; Pesquisador-colaborador Pleno do Núcleo de Estudos de Linguagem e Sociedade; Docente-colaborador do Programa de Pós-graduação em Linguística/UnB; membro do Genpex/FE/UnB; Pesquisador-tecnologista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/MEC).

Programa e Metodologia do curso: 1) letramento e suas diversas acepções; 2) letramento como processo na vida social; 3) discursos sobre o letramento; 4) relação entre o letramento como processo na vida social e escolarização; 5) letramento escolar: velhos e novos conceitos e atividades; 6) construção de atividades práticas em processo; 7) pesquisa e avaliação em processo.

Aulas expositivas em vídeos e apresentações de slides; discussão de textos em grupos online; implementação de atividades na própria escola.

Avaliação do curso: participação no fórum de discussão online; análises de atividades implementadas em ambiente escolar, relatório com a consolidação das análises de atividades implementadas em ambiente escolar.

Inscrições: de 29/08 a 12/09/2016, acesse a página seguinte e digite o nome do curso no campo título da ação: https://www.sistemas.unb.br/siex/publico/oferta_extensao_listagem.xhtml

Nº de vagas: 30; Taxa de Inscrição: R$ 30,00.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 05/05/2024 21:27