• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

PPGL006 - VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E LETRAMENTO - Turma: 01 (2016.2)

Visualização de Notícia
  • I CONGRESSO NACIONAL DE VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS (CONVALLE)
  • 12/09/2016 19:45
  • Texto:

Há alguns anos, o grupo de pesquisa Linguagem, Escola e Sociedade (LES) tem conduzido estudos sobre as práticas de letramentos e de alfabetização em escolas e na comunidade, particularmente em Teresina, capital do estado do Piauí. Certamente, as pesquisas realizadas pelos integrantes desse grupo têm contribuído para o reconhecimento dessas práticas comunicativas legítimas que se encontram na base de qualquer prática humana, seja na escola, seja na comunidade. Atualmente, as discussões e as reflexões do grupo LES sobre a construção do conhecimento científico produzido na universidade motivam o interesse em organizar um evento como esse. Nesse contexto, o I CONGRESSO NACIONAL DE VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS (I CONVALLE) propõe-se a ampliar a divulgação dessas pesquisas e promover o diálogo entre os diversos estudos afins à área de linguagem com vistas ao desenvolvimento científico-tecnológico do conhecimento produzido por pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES), seja do Piauí, seja dos demais estados da federação brasileira. Espera-se que a divulgação do conhecimento interdisciplinar nesse evento possa, também, fortalecer as ações de pesquisas desenvolvidas por grupos de pesquisas, uma das grandes metas das agendas contemporâneas das universidades, especialmente do Piauí, assim como promover a publicação desses estudos em revistas e periódicos de circulação nacional. Pretende-se com este evento: fortalecer as pesquisas do grupo de pesquisa LES sobre Variação/Diversidade Linguística e Letramentos; propiciar debates sobre linguagens e os processos de ensino-aprendizagem de língua com foco na relação escola, linguagem e sociedade; promover o diálogo entre os diversos estudos afins à área de linguagem enquanto prática social em diferentes ambientes; e contribuir para a difusão do conhecimento científico e tecnológico das instituições de ensino superior do estado do Piauí. A divulgação do conhecimento e a troca de experiências entre os pesquisadores participantes poderão culminar com a produção conjunta entre os pesquisadores participantes do evento.

SITE DO EVENTO:www.grupolesufpi.com

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 09:57