-

CBT0039 - TECNOLOGIA DA INFORMACAO E COMUNICACAO - Turma: 01 (2016.2)

Visualização de Notícia
  • Aviso importante ARTIGO DA DISCIPLINA
  • 21/10/2016 11:07
  • Texto:

    Os artigos devem ser escritos em letra Calibri, tamanho 10, espaçamento antes e depois dos parágrafos de 6 pt, com espaço entre linhas de 1,5 (um e meio); margem esquerda de 2,5cm, direita de 1,5cm, superior de 2cm e inferior de 2cm; contendo entre 16 e 20 páginas.

    Títulos em Português e Inglês (centralizados)

    O resumo/abstract não deve ultrapassar 12 linhas e as palavras-chave/keywords, devem ser no máximo 5.

     

    - O texto deve seguir o seguinte padrão: Título, resumo, palavras-chave, abstract, key-words, introdução, referencial teórico, metodologia, análise e discussão dos resultados, conclusões e referências;

     

    A identificação dos autores deve ser feita logo abaixo dos títulos em inglês, o nome do autor, sua formação acadêmica, sua qualificação profissional e seus dados pessoais (e-mail, endereço postal e telefone de contato).

    Das citações

    No corpo do texto, os autores são citados sempre em letras minúsculas, conforme exemplos abaixo:

    ..."tanto na produção do conhecimento quanto no ensino superior de turismólogo, a multidisciplinaridade é essencial" (Mota, 2004, p. 21).

    Como afirma Mota (2004, p. 21), "tanto na produção do conhecimento quanto no ensino superior de turismólogo, a multidisciplinaridade é essencial".

     

    Das referências bibliográficas

    As referências bibliográficas correspondem unicamente às obras citadas no decorrer do texto. Devem constar no final do artigo, em ordem alfabética, conforme as normas da APA - American Psychological Association.

     

    Quando se trata de livro, deve constar sobrenome/nome do autor, título da obra, cidade de publicação, editora, ano.

    Exemplo:

     

    Ruschmann, D. (1997) Turismo e planejamento sustentável: A proteção ao meio ambiente. Campinas:Papirus.

     

     

    Quando se trata de capítulo de livro, deve constar sobrenome/nome do autor do capítulo, título do capítulo, a palavra In, sobrenome/nome do autor da obra, título  da obra, cidade de publicação, editora, ano, páginas inicial e final do capítulo. Exemplo:

     

    Beni, M. C. (2001) A Serra Gaúcha e seu potencial para conversão em cluster turístico. In: Barretto, M.; Rejowski, M.  Turismo: interfaces, desafios e incertezas. Caxias do Sul, Educs, pp. 103-115.

     

     

    Quando se trata de revista, deverá constar autor, nome do artigo, nome da revista, número, volume, mês(es), ano e página. Exemplo:

     

    Mota, K. (2004) La educación multidisciplinar en la educación del turistólogo. Estudios y Perspectivas en Turismo, v. 12, n. 1-2, ene.-abr., pp. 5-23.

     

    Das ilustrações

    As figuras (fotos, esquemas, desenhos, gráficos etc.) e as tabelas (ou quadros) incluídas no artigo devem ser imprescindíveis ao entendimento do texto.

    Devem estar nítidas e bem desenhadas, sendo numeradas e citadas no mesmo.

    Podem ser em preto/branco ou coloridas.

     

    Dos idiomas

    Os artigos serão em português, inglês ou em espanhol, sem tradução, sendo de responsabilidade dos autores a qualidade da redação.

     

    Das Palavras-Chave

    Como a área anda não possiu um thesaurus consolidado, sugere-se que as palavras-chave partam da grande área (Turismo ou Hospitalidade) e incluam no fechamento, os locais geográficos do aporte empírico (caso se aplique). Os termos devem ser separados por ponto. Exemplo:

    Turismo. Hotelaria. Gestão Ambiental. Norma ISO. Rio de Janeiro, RJ.

     

    Os arquivos deverão estar em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)

    Reforçando...

    - A apresentação de citações e referências deve estar adequada às normas da American Psychological Association (APA);

    - Exemplos de citações no texto:

    Barretto (1991) ou (Barretto, 1991, p. 45)

    Bateson e Hoffman (2001) ou (Bateson & Hoffman, 2001, pp. 125-126)

    Oliveira, Gomes, Racaneli, Velásquez e Lopes (2012) ou   (Oliveira, Gomes, Racaneli, Velásquez, & Lopes, 2012)

    - Exemplos de referências:

    Barretto, M. (1991) Planejamento e organização em turismo. (9a ed.) Campinas: Papirus.

    Bateson, J. E. G., &  Hoffman, K. D. (2001). Marketing de serviços. Porto Alegre: Bookman.

    Oliveira, C., Gomes, E. F., Racaneli, F. C., Velásquez, G. G., & Lopes, M. R. (2012). A hotelaria hospitalar como uma nova perspectiva de atuação em organizações de saúde. Turismo: Estudos e Práticas, 1(2), 191-209.



Voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 13:27