CMR0347 - ETICA PROSISSIONAL DO PSICOLOGO - Turma: 01 (2016.2)

Visualização de Notícia
  • Próxima aula, importante. PBL
  • 21/10/2016 12:18
  • Texto:

Prezados alunos,

Nossa próxima aula usaremos uma metodologia ativa de aprendizagem chamada PBL (sigla em inglês para "aprendizagem baseada em problemas"). É muito importante que vocês estudem um pouquinho sobre os passos pois nós usaremos o PBL em dois temas esse semestre. (assistam o vídeo desse link que postei no tópico de aula sobre ética em pesquisa no sigaa)

No PBL dividimos a sala em grupos menores (no nosso caso 3 grupos de 13 pessoas, pela ordem da chamada). Cada grupo terá um tutor (eu e os monitores) e escolherão entre os componentes um coordenador (mediará as falas) e um relator (registrará as opiniões).

Um problema será entregue ao grupo que trabalhará seguindo os seguintes passos: (do passo 1 ao 5 na sessão de abertura , dia 26/10, passo 6 em casa e passo 7 e 8 na sessão de fechamento)

Dinâmica do grupo tutorial em oito (08) passos

1. Ler atentamente o problema e esclarecer os termos desconhecidos;
    2. Identificar as questões (problemas) propostas pelo enunciado;
    3. Oferecer explicações para estas questões com base no conhecimento prévio que o grupo tem sobre o assunto;
    4. Resumir estas explicações: visualmente e de forma coletiva;
    5. Estabelecer objetivos de aprendizagem (o que tem que ser estudado para resolver o problema)
    6. Estudo individual respeitando os objetivos levantados;
    7. Rediscussão no grupo tutorial dos avanços de conhecimento obtidos pelo grupo. A importância de todos os alunos apresentarem os conhecimentos obtidos, fontes bibliográficas e reflexões acerca do assunto central.
    8. Avaliação formativa

atenciosamente,

Professora Lana Veras

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1092 26/07/2024 20:27