-

PPGPP101 - ATIVIDADE PROGRAMADA II - Turma: 10 (2016.2)

Visualização de Notícia
  • VIDAS DESPERDIÇADAS
  • 13/01/2017 23:26
  • Texto:

    TELA SOCIOLÓGICA E OS TOQUES BAUMANIANOS: “Compro, logo sou”. É a sociedade dos consumidores, onde assistimos o espetáculo da transformação dos homens em mercadoria. Na conjugação verbal da “vida para consumo”, o verbo descartar rouba a cena. Em 2009, Zygmunt Bauman publicava CAPITALISMO PARASITÁRIO, de onde extraio o seguinte fragmento: “A capacidade de durar não joga mais a favor das coisas. Dos objetos e dos laços, exige-se apenas que sirvam durante algum tempo e que possam ser destruídos ou descartados de alguma forma quando se tornarem obsoletos – o que acontecerá forçosamente. Assim, é preciso evitar a posse de bens, em particular daqueles que duram muito e que não são descartáveis com facilidade.

    O consumismo de hoje não consiste em acumular objetos, mas em seu gozo descartável. Sendo assim, por que o “pacote de conhecimentos” adquiridos na universidade deveria escapar dessa regra universal? No turbilhão de mudanças, é muito mais atraente o conhecimento criado para usar e jogar fora, o conhecimento pronto para utilização e eliminação instantâneas, o tipo de conhecimento prometido pelos programas de computador que entram e saem das prateleiras das lojas num ritmo cada vez mais acelerado”.



Voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 23:20