-

PPGEL040 - METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIA DA LINGUAGEM - Turma: 01 (2017.1)

Visualização de Notícia
  • Cronograma de atividades finais da Metodologia
  • 01/06/2017 08:58
  • Texto:

AVALIAÇÔES FINAIS

1)    TRABALHO EM GRUPO de 4 PESSOAS: Apresentar, em grupo, para a turma a leitura de um texto sobre algum aspecto metodológico importante. Além de apresentar para a turma as principais questões e discussões do texto lido, com uso de slides, deve-se mostrar: a) relevância (ou não) das questões para o ato de fazer pesquisa, b) as possibilidades de uso da questões do texto para pesquisa, c) críticas ao texto (se for o caso). Os textos são os seguintes e estão disponíveis no SIGAA:

a.     A entrevista como instrumento de pesquisa sobre práticas educativas de famílias

b.     O método instrução ao sósia(ias) na pesquisa sobre o trabalho docente

c.      O que é e como se constrói um corpus? Lições aprendidas na compilação de vários corpora para pesquisa linguística

d.     Trabalho de campo, narrativa e produção de conhecimento na pesquisa etnográfica contemporânea: subsídios ao campo da saúde.

2)Apresentar individualmente para a turma uma discussão sobre o planejamento do seu projeto de pesquisa, contendo, ao menos, os seguintes aspectos:

- Um retrato, ao menos parcial, das pesquisas prévias, relacionadas ao seu objeto de estudo ou à sua temática ou à sua subárea de pesquisa. Destacar, principalmente, os principais objetivos de pesquisa desses estudos, as principais descobertas ou discussões, as principais escolhas metodológicas feitas, dentro outras informações que julgarem necessárias.

- Lacunas de pesquisa (teóricas ou empíricas) ainda existentes relacionadas ao seu objeto de estudo ou à sua temática.

- Os problemas de pesquisa a serem investigados por cada um de vocês e seus respectivos objetivos.

- Uma enumeração (com definições resumidas, se possível) das principais categorias teóricas a serem usadas no momento das análises.

- Uma bibliografia (contendo artigos de periódicos, livros, capítulos, dissertações, teses). Indicar obras já lidas e obras que ainda serão lidas.

8/06 – ORIENTAÇÃO INDIVIDUAL SOBRE O PROJETO DE PESQUISA

22/6 - APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS EM GRUPO (50 minutos para cada grupo).

29/6 – Apresentações individuais dos projetos de pesquisa

6/7 - Apresentações individuais dos projetos de pesquisa

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 20:18