DAA0280 - PLANEJ E AVALIACAO DA EDUCACAO - Turma: 01 (2017.2)

Visualização de Notícia
  • ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES PARA AVALIAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PARNAÍBA
  • 26/11/2017 09:06
  • Texto:

Prezados e prezadas, encaminho essas orientações para favorecer ainda mais a realização da atividade de campo.

1-      O grupo deve escolher de 3 A 5 metas do PME-Parnaíba, que serão avaliadas no trabalho

O grupo deve pesquisar informações na internet ou levantar informações junto a quem participou do processo de elaboração do PME (gestor, professor ou alguém do Conselho Municipal de Educação. As informações referem-se: como foi o processo de elaboração do plano, em que época se deu esse processo, quem participou da elaboração, que metodologia foi usada para se discutir e elaborar o PME, quem foram os responsáveis que coordenaram o processo, etc. Essas informações devem ser sistematizadas e colocadas na primeira questão do roteiro: 1. O processo de elaboração e aprovação do Plano Municipal de Educação.

2-      Na segunda questão do roteiro, o grupo deve fazer um relato com a descrição do que é a avaliação e sua importância, de forma fundamentada e informando sobre a metodologia seguida para avaliar o PME. É só revisitar os textos que estudamos e, com as suas palavras, citando alguns autores, falar do que é avaliação e sua importância, e mostrar a relevância de avaliar o PME.

3-      Na terceira questão do roteiro, o grupo faz um parágrafo informando as metas do plano que serão avaliadas (o grupo pode escolher de 3 a 5 metas, consulte o Plano Municipal de Educação que enviei), mostrando sua importância para a educação e para o município, ou seja, justifica as razões pelas quais elas são importantes (do que tratam e qual a sua importância). Em seguida, usando o quadro contido no roteiro enviado, o grupo passa a avaliar cada meta. Neste item é importante, consultar os documentos que enviei para poder levantar informações se a meta foi atingida, não atingida ou foi cumprida parcialmente. Peço que entrem nos sites que indiquei para levantar as informações. Depois que o grupo verificar as informações é que pode dizer se a meta foi atingida ou não, ou se ainda está em andamento. Nos sites, procurem informações relacionadas às metas que estão avaliando. Exemplo: se a meta fala de construção de 01 creche e em minha pesquisa encontrei que a prefeitura construiu uma creche em tal ano, posso dizer então que a meta foi atingida, pois em tal ano foi construída 01 creche. Peço que peguem a LOA-2015 (Vol I, página 65, traz as despesas por programa, projeto e atividade) , LOA-2015 (Vol. III, página 177, traz a lista de despesas por programa, projeto e atividade), LOA-2016, na página 41, traz as despesas por programa, projeto e atividade). Observando e analisando essas despesas, pode-se ter uma ideia do que foi gasto com a educação, vejam se há alguma despesa que tem a ver com a meta escolhida.

4-      O grupo pode também entrevistar alguma gestora ou membro do Conselho Municipal de Educação e consultar sobre o que, das metas escolhida, foi cumprido ou não.

5-      Na questão 4 do roteiro de avaliação do PME, o grupo, a partir dos dados levantados, faz uma análise, refletindo sobre o que constatou. Procura fazer uma reflexão, podendo, inclusive, dialogar com algum autor.

6-      A questão 5, o grupo apresenta suas conclusões e sugestões em relação a todo o trabalho feito.

7-      Não esquecer de colocar as referências.

Prof. Osmar Braga

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1124 27/09/2024 04:21