BAP0054 - DESENVOLVIMENTO E MUDANÇAS NO ESTADO BRASILEIRO - Turma: 1B (2017.2)

Visualização de Notícia
  • Disciplina - Desenvolvimento e Mudanças no Estado Brasileiro
  • 05/12/2017 10:03
  • Texto:

Prezados (as) Alunos (as),

Essa disciplina tem por objetivo levar o aluno a compreender como o Estado e a sociedade foram se modificando e desenvolvendo no Brasil, a partir da Primeira República, até chegar à conformação em que se encontram atualmente.

A adequada compreensão de longos e complexos processos de transformação social, como os experimentados pelo Brasil desde a proclamação da República até os dias de hoje, repousa sobre um conjunto variado de saberes produzidos por diferentes disciplinas, como a história, a sociologia, a economia, a administração, o direito e a ciência política. Para que esses vários conhecimentos possam ser devidamente associados e adequadamente assimilados, faz-se necessária a adoção de uma perspectiva interdisciplinar e histórica afim de costurá-los com a linha do tempo. Assim, interdisciplinaridade e contextualização histórica são os eixos fundamentais que devem orientar o desenvolvimento desta disciplina.

Desenvolvimento econômico, mudança social e centralização e descentralização político-administrativas no Brasil: Da República oligárquica à República democrática do Século XXI .

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE I - DA REPUBLICA VELHA ATÉ O FIM DO REGIME MILITAR

- Introdução

- O setor público e a República Velha

- A era Vargas

- O Estado desenvolvimentista de Juscelino Kubitscheck

- O regime militar e as reformas do Estado

UNIDADE II - DA NOVA REPÚBLICA ATÉ OS DIAS ATUAIS

- Introdução

- A eleição de Tancredo Neves e o governo Sarney

- Os governos Collor e Itamar Franco

- O primeiro governo Fernando Henrique Cardoso