-

CBT0039 - TECNOLOGIA DA INFORMACAO E COMUNICACAO - Turma: 01 (2018.1)

Visualização de Notícia
  • normas artigo
  • 17/04/2018 09:57
  • Texto:

    Textos sempre inéditos, devem conter um mínimo de 15 e máximo de 20 páginas numeradas e limitando-se a 50 mil caracteres (incluídos os espaços), em fonte Arial, tamanho 12, com margens esquerda e superior de 3,0 e margens direita inferior de 2,0 e espaçamento entre linhas de 1,5 e justificado. Este número de páginas inclui referências bibliográficas e imagens.

    - A folha de rosto deve conter título, nome do(s) autor(es), vínculo(s) institucional(is), endereço(s) eletrônico(s) do(s) autor(es). Deve ser digitada em fonte Arial, tamanho 12. Se houver mais de um autor, o autor principal ou correspondente deve ser claramente identificado.

    - Na primeira página, o título deve ser digitado em fonte Arial, caixa baixa, tamanho 14, e em negrito, centralizado no alto da página, com espaçamento simples entre linhas. Título em português em negrito; título em inglês em negrito e itálico.

    - Os subtítulos são diferenciados graficamente entre seções de hierarquia diferentes e iguais quando de mesma hierarquia. Não iniciar uma nova página a cada subtítulo.

    As notas de rodapé devem vir na fonte Arial, corpo 10, espaçamento simples e em número arábico seqüencial.

    -  Formação e afiliação institucional ou científica do(s) autor(es), deve conter informações sucintas, em até três linhas, contendo: nome da instituição (por extenso), cidade, estado, país, nessa ordem, sendo dispostas no fim do manuscrito, digitadas em fonte Arial, tamanho 12. Evitar abreviaturas.

    - Resumo e Abstract (em inglês) devem ser em fonte Arial, tamanho 12, justificados, com espaçamento simples entre linhas, contendo de 100 a 150 palavras cada um. Eles devem ser colocados numa página à parte, inserida após a folha de rosto.

    - As palavras-chave devem ser entre três e cinco (em português e inglês) dispostas logo abaixo do resumo e do abstract, respectivamente. As palavras devem ser separadas por ponto e a primeira letra de cada palavra em caixa alta.

    - Ilustrações, tabelas, gráficos, figuras e similares devem ser enviados em arquivos individuais e separados – em formato como JPEG ou GIF. As respectivas legendas e a identificação da sua localização desejável devem estar assinaladas no corpo do texto.

    - O tamanho máximo do artigo não deve ultrapassar 2 MB.

    Citações

    - Citações diretas (autor, ano. p.) com até 3 (três) linhas devem vir entre aspas duplas e dentro do texto. Citações diretas a partir de quatro linhas devem vir sem aspas e recuadas da margem esquerda em 4 cm, em espaçamento simples, fonte tamanho 10. Citações parafraseadas (autor, ano) não inclui página.

     
    - Citações ou chamadas bibliográficas inseridas no corpo do texto devem vir no sistema autor-data, em que a indicação da fonte é feita pelo último sobrenome do autor ou pelo nome da instituição responsável, até o primeiro sinal de pontuação, seguido(s) da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citações direta, separados por vírgula. Todos esses elementos devem estar entre parênteses.

     Exemplos:

    • No texto, com citação direta:

    Conforme Milton Santos (2007, p. 83-84) as cidades  têm um “grande papel (...) e conduzem a ampliar o grau de consciência. Por isso, são um espaço de revelação” .


    • No texto, com referência em paráfrase:

    “[...] não é difícil perceber que somos diferentemente posicionados, em diferentes momentos e em diferentes lugares, de acordo com os diferentes papéis sociais que estamos exercendo (Hall, 1997).”

    Referências
    l) Para as referências, o Sistema Alfabético e a ABNT, no qual as referências são reunidas ao final do trabalho, em uma nova página, e dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor.  A lista de referências não deve ser numerada e deve seguir o modelo dos exemplos abaixo:

    COSTA, Everaldo B. A concretude do fenômeno turismo. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2010.

    KONDER, Leandro. Em torno de Marx. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010.

    KOSIK, Karel. A dialética do concreto. Tradução Célia Neves e AldericoToríbio. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2011.

    LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. Tradução Rubens Eduardo Frias. São Paulo: Editora Centauro, 2010, 5ª. edição, 2ª. reimpressão.

    LUKÁCS, Gyorgy. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. Tradução Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

    MOESCH, Marutschka Martini; GASTAL, Susana. Turismo, Políticas Públicas e Cidadania. 1. ed. SÃO PAULO: EDITORA ALEPH, 2007.

     


    - Quando houver mais de três autores:

    BERNARDES, Adriana et alO papel ativo da geografia: um manifesto. In ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS, 21., 2000, Florianópolis. Anais...Florianópolis: Estudos Territoriais Brasileiros – Laboplan, 2000.

     - Quando houver organizador(es) (Org.), coordenador(es) (Coord.) ou editor(es) (Ed.). Exemplo:

    Mais de dois organizadores:

    COSTA, Everaldo B et al (Orgs). Valor patrimonial e turismo: limiar entre história, território e poder. São Paulo: Outras Expressões/Expressão Popular, 2012.

    Até dois organizadores:

    MOESCH, Marutschka Martini (Org.); GASTAL, Susana(Org.). Um outro turismo é possível. São Paulo: Editora Contexto, 2004.


    ATENÇÃO: Revisão ortográfica, gramatical, de conteúdo e origem das citações, nos originais submetidos, deverá ser feita pelos autores, de forma criteriosa. A responsabilidade por estas correções é do autor ou dos autores.



Voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 13:19