MPGP003 - DESENHO DE PESQUISA - Turma: 03 (2018.1)

Visualização de Notícia
  • Informes para o início das aulas
  • 02/05/2018 15:39
  • Texto:

Prezados(as) discentes,

Sou o prof. Vítor Sandes, do mestrado em Gestão Pública, e gostaria de dar as boas vindas a todos e todas da turma. Durante o curso discutiremos questões metodológicas, fundamentais para o desenvolvimento do projeto e da pesquisa de vocês. Espero que tenhamos uma excelente experiência e conto com a participação de todos e todas na discussão dos temas e dos textos, tendo em vista o melhor aproveitamento da disciplina.

Para começar, informo que atuaizei o SIGAA com os temas e textos das aulas da disciplina. Todos os textos das aulas da próxima semana já estão disponíveis no SIGAA. Tentei, ao máximo, disponibilizar material em pdf, apesar de que alguns não estão com a melhor qualidade possível, especialmente o texto do Rosemberg. Tenho o livro do autor e levarei na próxima semana para quem desejar ter acesso a uma cópia de melhor qualidade.

Seguem abaixo as aulas e horários das aulas da próxima semana. Também indiquei os(as) apresentadores(as) dos projetos, conforme os nomes e os dias e turnos indicados abaixo. Solicito, portanto, que aqueles que irão apresentar que enviem seus projetos (em doc ou em pdf) para o meu e-mail (vitorsandes@ufpi.edu.br) e preparem uma apresentação de 15 a 20 minutos (em data-show), contendo os seguintes elementos: justificativa, problema/pergunta, hipótese (se houver), referencial teórico e procedimentos metodológicos. Após a apresentação, abro um espaço para os colegas da turmas fazerem considerações (perguntas, dúvidas, sugestões etc) e depois teço algumas considerações com o intuito de ajudar no desenho da pesquisa.

Aula 1 – 7 de maio – segunda-feira (turno manhã - 8h-12h)

Apresentação da disciplina, dos discentes e breve apresentação de seus projetos

Aula 2 – 7 de maio – segunda-feira (turno tarde - 14h-18h)

Ciência, Pesquisa Científica e Inovação

SCHWARTZMAN, S. A pesquisa científica e o interesse público. Revista Brasileira de Inovação, v. 1, n. 2, p. 361-395, 2002.

TAKAHASHI, Adriana Roseli Wünsch et al. Mestrado Profissional e Mestrado Acadêmico em Administração: convergências, divergências e desafios aos Programas de Pós-graduação stricto sensu no Brasil. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 11, n. 4, p. 551-578, dez. 2010.

Aula 3 – 8 de maio – terça-feira (turno manhã -  8h-12h)

Desenho de pesquisa e o problema e a pergunta

KING, G; KEOHANE, R.; VERBA, S. Designing Social Inquiry: Scientific Inference in Qualitative Research. Princeton: Princeton University Press, 1994. Capitulo 1.

QUIVY, R.; CHAMPENHOUDT, L. Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva, 1998, p. 15-46.

Aula 4 – 8 de maio – terça-feira (turno tarde -  14h-18h)

Problema e pergunta de pesquisa

Aula 5 – 9 de maio – quarta-feira (turno manhã - 8h-12h)

Apresentação de projetos - nº 1 (quatro projetos)

Apresentadores/as: Adélia, Aluisio, Anderson e Biratan.

Aula 6 – 9 de maio – quarta-feira (turno tarde - 14h-18h)

Formulação de hipóteses

HEMPEL, Carl. Filosofia da ciência natural. Rio de Janeiro: Zahar, 1981, p. 13-47.

KERLINGER, F. N. Metodologia da Pesquisa em Ciência Social. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2007, p. 33-50.

Aula 7 – 10 de maio – quinta-feira (turno manhã - 8h-12h)

Apresentação de projetos - nº 2 (quatro projetos)

Apresentadores/as: Carolina, Eliani, Idel e Jakson.

> 10 de maio - turno tarde (horário livre)

Aula 8 – 11 de maio – sexta-feira (turno manhã - 8h-12h)

Relação entre variáveis e causalidade

ROSEMBERG, Morris. A lógica da análise do levantamento de dados. São Paulo: Cultrix/EdUSP, 1976, p. 21-101.

KELLSTEDT, Paul; WHITTEN, Guy. Fundamentos da pesquisa em Ciência Política. São Paulo: Blucher, 2015, caps. 2 e 3.

Aula 9 – 11 de maio – sexta-feira (turno tarde - 14h-18h)

Apresentação de projetos - nº 3 (quatro projetos)

Apresentadores/as: Lycia, Maria Jessyca, Nemer e Robson.

Qualquer dúvida, fico à disposição para ajudá-los(as).

Abraço,

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 02:38