BAP0048 - METODOLOGIA CIENTÍFICA - Turma: 35A (2018.1)

Visualização de Notícia
  • ALERTA: PLÁGIO E PASTICHE
  • 24/05/2018 16:19
  • Texto:

Prezado aluno,

O Fórum é um espaço de discussão virtual semelhante a uma reunião presencial onde é discutido sobre determinado tema.

Dessa forma, não é necessário dar uma resposta retirada de algum lugar (Por exemplo, de um livro ou da internet).

O objetivo é verificar a opinião pessoal do aluno, depois que o mesmo leu o material de estudo, e refletiu sobre o mesmo.

Um dos grandes problemas na prática de pesquisa, é a prática de plágio. E o seria plágio?

É fácil descobrir! Reveja seu texto e analise: essa escrita partiu de ideias suas?

Ou você copiou de algum lugar?

De acordo com Débora Diniz (2015), na obra Carta de uma orientadora, a mesma conceitua plágio como uma cópia ou um pastiche do texto de outro autor. A cópia literal é resultado de um procedimento simples no teclado: copiar e colar.

Já o pastiche é, segundo a autora, uma reconstrução vulgar do texto original em simulacros que só enganam a máquina. A autora dá um exemplo prático do entendimento do que seria uma pastiche, a partir da solicitação da análise de duas obras na internet, A Monalisa de Leonardo da Vinci e Monalisa de Jean-Michel Basquiat. A segunda é uma pastiche da primeira, que é a obra original.

A partir das ideias de Diniz, chamo atenção para as respostas dadas aos fóruns para a prática de pastiche.

Ao responder o fórum, ou exercício, e até mesmo ao elaborar o projeto de pesquisa você tem liberdade de inserir dados de outras fontes que não sejam de sua autoria, desde de que tais dados estejam devidamente acompanhados de referência (citações).

A nossa intensão é orienta-los para executarem um bom trabalho. Na área de pesquisa nada é mais aterrorizante do que essa prática, que inclusive é crime. Dessa forma, não praticar plágio é uma regra inviolável dentro de pesquisas.

Dessa forma, gostariamos de solicitar gentilmente, atenção redobrada para que evitem cópia de textos da internet para construção de respostas de atividades. Caso achem pertinente e necessário colocar algo que não seja da autoria de vocês, não esqueçam de citar, devidamente a fonte de onde o dado foi retirado.

Estaremos sempre a disposição para esclarecer dúvidas!

Bons estudos!

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 18:15