BAP0048 - METODOLOGIA CIENTÍFICA - Turma: 35B (2018.1)

Visualização de Notícia
  • Notícia Exercício e Projeto - 25-05-2018
  • 25/05/2018 12:38
  • Texto:

Bom dia a todos!

Alguns alunos estão tendo dificuldades em responder ao exercício solicitado pela professora. Então segue abaixo:

Exercício:

Na primeira questão o que a professora pede e que você elabore uma lista chamada “Referência Bibliográfica” aquela que costumamos ver ao final de um artigo ou outro trabalho qualquer.

No caso do exercício esta lista deverá conter: 1 capítulo de livro (impresso); 1 livro impresso; 1 manual do Ministério da Saúde disponível on line e 1 portaria ou resolução do Ministério da Saúde disponível online.

Tudo se baseando com as regras da ABNT. Então você pega as regras da ABNT e vai até a seção de como citar capítulo de livro (impresso); livro impresso; manual do Ministério da Saúde disponível on line e portaria ou resolução do Ministério da Saúde disponível online. E faz a lista.

Feita a primeira questão!

Já na segunda questão você deverá pegar qualquer artigo, desde que seja de 2018 e com tema ligado à gestão em saúde.

Pegou? Agora você irá até as normas da ABNT e buscar a seção em que explica de como citar artigo.

Daí você irá pegar este artigo que você escolheu e citá-lo como parte da Referência Bibliográfica. Você poderá inclusive coloca-lo na lista da questão anterior. Depois de citá-lo você irá listar os componentes que são necessários para citá-lo. Por exemplo: autor é um componente, ano, volume, etc. são elementos ou componentes de uma citação.

Em relação a atividade que será a prova, por meio da elaboração do projeto é o seguinte:

Há dois arquivos na página da disciplina explicando os componentes de um projeto, além disso, há um modelo, ou seja, vocês pegarão aqueles modelo e fazer o projeto de vocês. A diferença estará no tema de cada aluno ou duplas de alunos.

Outra coisa: assistam ao vídeo e tenham ao lado estes dois arquivos que acabei de citar enquanto assistem ao vídeo.

Além disso, abaixo fiz uma breve explicação do que é cada elemento que compõe o projeto:

Introdução

- Diz respeito ao próprio conteúdo do trabalho, sua natureza, objetivos e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.

- Deve constar a delimitação do assunto tratado;

- Anunciar a ideia central do trabalho;

- Situar o problema ou tema abordado no tempo e no espaço.

Justificativa

- Enfocar a relevância do assunto. “Vender seu peixe”.

- A contribuição do trabalho para uma melhor compreensão do problema.

Objetivos

- Geral – será a síntese do que se pretende alcançar. Pode ser o mesmo do título do trabalho. Mas depende. Necessário analisar.

- Específico – explicarão os detalhes e será um desdobramento do objetivo geral. Objetivo geral mais detalhado.

- Descrição da estratégia de trabalho;

- O pesquisador deverá identificar e justificar o tipo de pesquisa (o método de investigação adotado) que irá desenvolver no trabalho;

- Descrever a amostra caso seja utilizada, a área pesquisada, a população e o procedimento adotado;

- Seria uma espécie de diário.

Espero ter ajudado!

Caso contrário posso explicar novamente e de outras formas. Quantas vezes acharem que seja necessário ok?

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 18:19