CMR0026 - BIOQUIMICA - Turma: 02 (2018.2)

Visualização de Notícia
  • aula de 10/08/2018
  • 10/08/2018 09:18
  • Texto:

Bom dia!

Não teremos aula presencial hoje. No horário da aula vocês deverão pesquisar sobre os equipamentos comumente usados no laboratório de bioquímica, em livros de química ou bioquímica experimental ou na internet, anotando as referências consultadas (Trabalho individual e manuscrito, exceto as figuras que poderão ser copiadas e coladas ou desenhadas, com entrega para sexta-feira 17/08/2018).

Tarefas: a) Faça um desenho do equipamento identificando as partes mais importantes, b) escreva para que é usado no laboratório de bioquímica (sua finalidade, que análise é feita nesse equipamento), c) que parâmetros/variáveis podem ser medidos, d) a importância desses parâmetros para as análises bioquímicas.

Equipamentos: 1) pHmetro, 2) condutivímetro, 3) espectrofotômetro UV-visível, 4) banho-Maria, 5) balança analítica, 6) equipamento de eletroforese, 7) centrífuga, 8) agitador magnético, 9) chapa aquecedora, 10) cromatógrafo a gás, 11) cromatógrafo líquido de alta performance ou resolução - HPLC, 12) leitor de placas de Elisa, 13) equipamento de focalização isoelétrica.

Esse trabalho de pesquisa será discutido em aula, na forma de debate e a nota desse trabalho será atribuída ao trabalho escrito 04 pontos, à apresentação oral da questão sorteada 04 pontos, à participação na discussão em sala 02 pontos. Essa estratégia de ensino visa tornar a participação dos alunos mais ativa e efetiva, e desenvolver habilidades como: pesquisa e seleção de informações relevantes, redação concisa e objetiva de ideias, interrelação significativa de informações, expressão oral objetiva e lógica, desenvolvimento de pensamento crítico e participativo.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 14:29