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DCA0096 - EMPREENDEDORISMO - ADMINIST - Turma: 02 (2018.2)

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  • Estratégias Centradas no Cliente - Lembretes da aula de hoje
  • 31/10/2018 22:32
  • Texto:

    Prezados alunos,

    Ao falarmos de estratégia na sessão produtos e serviços, vocês poderão usar o composto de marketing: produto; preço; praça; promoção 

    Hoje darei destaque para os Ps Preço e Promoção:

    Preço: é a quantia de dinheiro que os clientes têm de pagar para obter o produto e envolve descontos; prazo pagamento; financiamento. 

    Promoção de vendas, faz parte do P (promoção). Segundo Kotler (1998) é uma ferramenta de incentivo para estimular a compra mais rápida ou em maior volume por consumidor ou comerciante. É toda a forma de atração de clientes para dentro do estabelecimento comercial, podendo ser por meio de descontos, brindes.

    A vantagem da promoção é que, muitas das vezes, os consumidores compram mais do que precisam, a fim de estocar mercadoria para aproveitar o preço.

    Exemplo: Liquidação, Leve 3 pague 2, descontos progressivos. 

    Lembrem-se, que a promoção está praticamente ao alcance de qualquer empresa, independentemente do ramo de atividade, porte ou localização geográfica, pois na maioria dos casos não depende de grandes investimentos. 


    E quero acrescentar o Merchandising e o Ponto de venda.

    Ponto de venda:   pode-se dizer que é o local que reune o consumidor, o produto ou serviço e a intenção de compra.(COSTA, 2015). É onde o consumidor pode comprar o produto. 

    Exemplo: quiosque, banca de jornal, supermercado. 

    Merchandising é qualquer forma de promoção que desperte uma visibilidade maior daquele produto ou serviço disponível no mercado, com o objetivo de influenciar as decisões de compra do consumidor. (COSTA, 2015)

    O merchandising tem por finalidade expor da melhor forma o produto para facilitar sua aquisição e alguns pontos são fundamentais como:

    destaque em relação aos outros produtos;
    • destaque em relação ao ambiente;
    • exposição em locais de fluxo de tráfego;
    • posicionamento ao alcance do olhar (ângulo visual);
    • exposição de forma acessível;
    • exposição em quantidade suficiente;

    Atenção!No exemplo de hoje acerca das frentes de caixas em supermercados, os produtos como chocolates, aparelhos de barbear dentre outros ali expostos, se encaixam numa estratégia de tornar o produto mais acessível e fácil de lembrar ou mesmo estimular a sua venda. 


    Atenciosamente,

    Profa. Joiza Angélica Sampaio de Andrade



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