Prezados alunos,
Ao falarmos de estratégia na sessão produtos e serviços, vocês poderão usar o composto de marketing: produto; preço; praça; promoção
Hoje darei destaque para os Ps Preço e Promoção:
Preço: é a quantia de dinheiro que os clientes têm de pagar para obter o produto e envolve descontos; prazo pagamento; financiamento.
Promoção de vendas, faz parte do P (promoção). Segundo Kotler (1998) é uma ferramenta de incentivo para estimular a compra mais rápida ou em maior volume por consumidor ou comerciante. É toda a forma de atração de clientes para dentro do estabelecimento comercial, podendo ser por meio de descontos, brindes.
A vantagem da promoção é que, muitas das vezes, os consumidores compram mais do que precisam, a fim de estocar mercadoria para aproveitar o preço.
Exemplo: Liquidação, Leve 3 pague 2, descontos progressivos.
Lembrem-se, que a promoção está praticamente ao alcance de qualquer empresa, independentemente do ramo de atividade, porte ou localização geográfica, pois na maioria dos casos não depende de grandes investimentos.
E quero acrescentar o Merchandising e o Ponto de venda.
Ponto de venda: pode-se dizer que é o local que reune o consumidor, o produto ou serviço e a intenção de compra.(COSTA, 2015). É onde o consumidor pode comprar o produto.
Exemplo: quiosque, banca de jornal, supermercado.
Merchandising é qualquer forma de promoção que desperte uma visibilidade maior daquele produto ou serviço disponível no mercado, com o objetivo de influenciar as decisões de compra do consumidor. (COSTA, 2015)
O merchandising tem por finalidade expor da melhor forma o produto para facilitar sua aquisição e alguns pontos são fundamentais como:
destaque em relação aos outros produtos;
• destaque em relação ao ambiente;
• exposição em locais de fluxo de tráfego;
• posicionamento ao alcance do olhar (ângulo visual);
• exposição de forma acessível;
• exposição em quantidade suficiente;
Atenção!No exemplo de hoje acerca das frentes de caixas em supermercados, os produtos como chocolates, aparelhos de barbear dentre outros ali expostos, se encaixam numa estratégia de tornar o produto mais acessível e fácil de lembrar ou mesmo estimular a sua venda.
Atenciosamente,
Profa. Joiza Angélica Sampaio de Andrade