BAP/CEAD017 - METODOLOGIA CIENTÍFICA - Turma: 3B (2018.2)

Visualização de Notícia
  • OFÍCIO ENVIADO PELA COORDENAÇÃO DO CURSO DE GESTÃO AOS ESPECIALIZANDOS
  • 07/12/2018 08:13
  • Texto:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
    UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB
    Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD
    Coordenação do Curso de Especialização em Gestão Pública / PNAP
    Rua Olavo Bilac, 1148 – Centro/Sul
    CEP 64001-280 – Teresina PI
    Site: www.cead.ufpi.br
    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    Curso de Especialização em Gestão Pública /PNAP
    Coordenação Acadêmica

Ofício nº 05/2018 - GP Teresina (PI), 06 de dezembro de 2018

Prezados Discentes do Polo UAB de Floriano,

Referimo-nos à sua correspondência, sem número e sem data, recebida hoje, via e-mail, contendo algumas reclamações e preocupações acerca de como vêm sendo conduzidas as atividades da disciplina Metodologia Científica, e sua respectiva tarefa, qual seja o trabalho de conclusão de curso (artigo científico) relativas ao curso de especialização em Gestão Pública.
    Em atenção a essa correspondência, iniciamos nossas respostas esclarecendo que existe um cronograma de atividades do curso (cópia anexa), atualizado em 30.10.2018, com o qual temos desenvolvido todo o nosso trabalho. Não é, pois, o calendário acadêmico oficial da UFPI que seguimos.
    Prosseguindo, a recuperação de quem não não obteve (ou não obtiver) aprovação nas disciplinas do módulo específico (exceto Metodologia Científica) está, realmente, prevista para acontecer no dia 15.12.2018, data informada desde 30.10.2018, quando da atualização do nosso cronograma. Portanto, com um prazo de dois meses e meio de antecedência para poderem se preparar.
    Segundo esse cronograma, as apresentações das produções científicas estão marcadas para os dias 02 e 09.02.2019, e não para janeiro/2019 como V. Sas. informaram na correspondência.
    Quanto à inquietação e apreensão causadas por conta do trabalho de elaborar um artigo científico é fato normal na academia. A tarefa é árdua e requer dedicação e disciplina. Ademais, o projeto pedagógico do curso prevê apresentação do trabalho científico com formação de banca examinadora presidida pelo orientador do discente, mais dois outros professores com titulação mínima de mestre. Além disso, não existe, no âmbito da pós-graduação lato sensu da UFPI, tampouco no âmbito do PNAP (Programa Nacional de Formação em Administração Pública) ao

qual esta especialização está vindulada, instruções que determinem a elaboração e apresentação dessa produção científica em dupla. Tem que ser apresentada individualmente. Aliás, um coordenador há um tempo assim o fez mas foi chamado à atenção da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.
    Diante de todo o exposto, é oportuno reiterar que trabalhamos de acordo com um cronograma, com um projeto pedagógico, com uma Resolução que norteia a pós-graduação lato sensu nesta Universidade e com um Regulamento. Desobedecê-los geraria um pesado ônus para esta coordenação, motivo por que levamos em consideração, ainda, o prazo de 18 meses de realização do curso (início em agosto/2017 e término em fevereiro/2019) com a sua respectiva
    dotação orçamentária a ser executada nesse intervalo de tempo.
    Cabe-nos orientá-los no sentido de agilizar tais trabalhos para que não venham a se prejudicar por motivos de perda de prazo. É lamentável informar, mas é oportuno saberem, neste momento, que a não realização das tarefas agendadas no prazo determinado colocará o discente a refazê-las em uma outra oferta do curso se a CAPES autorizar e se tiver vagas disponíveis.
    Reiteramos, por derradeiro, a nossa disposição para orientá-los dentro das normas regulamentares.
    Anexos: 01cronograma
    01 correspondência sob resposta
    Atenciosamente,

Francisco Tavares de Miranda Filho