PPGS020 - SEXUALIDADE, IDENTIDADES E SUBJETIVIDADES - Turma: 01 (2019.1)

Visualização de Notícia
  • NANA & DOLORES NO PTIA
  • 06/04/2019 23:45
  • Texto:

Em 1994, Nana Caymmi gravou A NOITE DO MEU BEM – AS CANÇÕES DE DOLORES DURAN. Encontro de damas da canção. A visceralidade da interpretação de Nana e a sua afinação com a poética das composições de Dolores. Um CD com 14 pérolas sonoras. Um repertório focado nas dores e delícias experimentadas pelos amantes. Nana imprime os exatos tons vocais para a intensidade dramática da poesia de Dolores. No dia 02 de abril de 2019, a valiosa “d(i)scoberta” musical ancorou as reflexões da disciplina “Música Popular Brasileira e Encontro de Gerações”. “Fim de Caso” e “Castigo” foram as duas faixas sonoras selecionadas para refletirmos sobre o tema “separação conjugal”. Após a audição da dupla musical, emitimos os nossos olhares sobre uma delicada e complexa situação cotidiana. Vozes experientes dos idosos do Programa Terceira Idade em Ação (PTIA), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), são estimuladas a exporem os seus pontos de vista sobre temas relevantes e emergentes do dia-a-dia. Do amor à política, os textos musicais dos compositores abarcam as nossas múltiplas dimensões existenciais. A compositora/cantora Dolores Duran enfatizou os relacionamentos amorosos em seus desdobramentos prazerosos e doridos. Nana é a voz sintonizada com as emoções e sentimentos musicados por Dolores. Potências femininas em suas loquacidades artísticas. Talento, beleza e sensibilidade musicais em “auxílio luxuoso” para os nossos objetivos reflexivos. Método pedagógico dialogal, sem fronteiras e que desconhece barreiras disciplinares. Pensar com arte. Na sequência, as letras refletidas no encontro educativo antes referido:

FIM DE CASO (Dolores Duran)

Eu desconfio

Que o nosso caso está na hora de acabar

Há um adeus em cada gesto, em cada olhar

E nós não temos nem coragem de falar

Nós já tivemos

A nossa fase de carinho apaixonado

De fazer versos, de viver sempre abraçados

Naquela base do só vou se você for

Mas de repente

Fomos ficando cada dia mais sozinhos

Embora juntos cada qual tem seu caminho

E já não temos nem vontade de brigar

Tenho pensado

E Deus permita que eu esteja errada

Mas eu estou, ah! eu estou desconfiada

Que o nosso caso está na hora de acabar

CASTIGO (Dolores Duran)

A gente briga

Diz tanta coisa que não quer dizer

Briga pensando que não vai sofrer

Que não faz mal se tudo terminar

Um belo dia

A gente entende que ficou sozinho

Vem a vontade de chorar baixinho

Vem o desejo triste de voltar

Você se lembra

Foi isso mesmo que se deu comigo

Eu tive orgulho e tenho por castigo

A vida inteira pra me arrepender

Se eu soubesse

Naquele dia o que sei agora

Eu não seria essa mulher que chora

Eu não teria perdido você

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 14:24