DAA0278 - FUNDAMENTOS DA GESTAO ESCOLAR - Turma: 01 (2019.1)

Visualização de Notícia
  • ATIVIDADES PARA PRODUÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
  • 17/05/2019 00:21
  • Texto:

Seguem abaixo, as atividades a serem desenvolvidas pelos grupos para a produção de dados e a elaboração do artigo científico. Os grupos farão o trabalho de campo nas próximas aulas (17, 22, 24, 29 e 31/05), sob a orientação do professor da disciplina, o qual ficará à disposição dos grupos.

As atividades são as seguintes:

1)    Escolher uma escola ou instituição onde será feita a sondagem ou levantamento – produção de dados sobre a gestão;

2)    Fazer um diagnóstico da gestão da instituição (escola ou ONG), consistindo no seguinte:

- Levantamento de informações gerais sobre a instituição (ver sugestão de roteiro);

- Levantamento do PPP da instituição;

- Levantamento sobre aspectos da gestão, os quais devem contemplar 1) perfil do/da gestor, sua história, sua formação, papel, etc; 2) organização da instituição, problemas e desafios; 3) comunicação e relações internas; 4)repasse/socialização de informação para a comunidade escolar – alunos, professores, pais, funcionários...; 5) organização e atuação do conselho escolar; 6) participação dos estudantes, professores, pais, funcionários e da comunidade; 7) parcerias que a escola tem (quais são, como são, resultados ...); 8) tratamento e resolução dos conflitos; 9) gestão dos recursos financeiros (quais os recursos que gerencia, como é feita gestão, instrumentos e problemas, etc.; 10) gestão das pessoas; 11) gestão pedagógica (como é feita, instrumentos, participação do corpo docente, etc). 12) outros aspectos.

3) O grupo pode definir as melhores técnicas e instrumentos para a produção/coleta dos dados (observação, levantamentos de dados secundários, questionários, grupo focal, entrevistas, etc);

4) Organização e classificação dos dados;

5) Elaboração do relatório do diagnóstico;

6) Escolha das referências teóricas para subsidiar a análise dos dados coletados;

7) Elaboração do artigo;

8) Socialização dos artigos em sala;

9) Publicação do artigo.

Prof. Osmar Braga

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1124 27/09/2024 04:22