Seguem abaixo, as atividades a serem desenvolvidas pelos grupos para a produção de dados e a elaboração do artigo científico. Os grupos farão o trabalho de campo nas próximas aulas (17, 22, 24, 29 e 31/05), sob a orientação do professor da disciplina, o qual ficará à disposição dos grupos.
As atividades são as seguintes:
1) Escolher uma escola ou instituição onde será feita a sondagem ou levantamento – produção de dados sobre a gestão;
2) Fazer um diagnóstico da gestão da instituição (escola ou ONG), consistindo no seguinte:
- Levantamento de informações gerais sobre a instituição (ver sugestão de roteiro);
- Levantamento do PPP da instituição;
- Levantamento sobre aspectos da gestão, os quais devem contemplar 1) perfil do/da gestor, sua história, sua formação, papel, etc; 2) organização da instituição, problemas e desafios; 3) comunicação e relações internas; 4)repasse/socialização de informação para a comunidade escolar – alunos, professores, pais, funcionários...; 5) organização e atuação do conselho escolar; 6) participação dos estudantes, professores, pais, funcionários e da comunidade; 7) parcerias que a escola tem (quais são, como são, resultados ...); 8) tratamento e resolução dos conflitos; 9) gestão dos recursos financeiros (quais os recursos que gerencia, como é feita gestão, instrumentos e problemas, etc.; 10) gestão das pessoas; 11) gestão pedagógica (como é feita, instrumentos, participação do corpo docente, etc). 12) outros aspectos.
3) O grupo pode definir as melhores técnicas e instrumentos para a produção/coleta dos dados (observação, levantamentos de dados secundários, questionários, grupo focal, entrevistas, etc);
4) Organização e classificação dos dados;
5) Elaboração do relatório do diagnóstico;
6) Escolha das referências teóricas para subsidiar a análise dos dados coletados;
7) Elaboração do artigo;
8) Socialização dos artigos em sala;
9) Publicação do artigo.
Prof. Osmar Braga