-

PPGFARM028 - TÓPICOS ESPECIAIS EM BIOLOGIA MOLECULAR E SINALIZAÇÃO CELULAR - Turma: 01 (2019.1)

Visualização de Notícia
  • Plano de curso Sinalização celular
  • 06/06/2019 21:31
  • Texto:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA

DISCIPLINA: TÓPICOS ESPECIAIS EM BIOLOGIA MOLECULAR E

SINALIZAÇÃO CELULAR

CARGA HORÁRIA: 45 horas (03 créditos)

RESPONSÁVEIS: Profa. Dra. Elisangela Claudia Alves de Oliveira

Profa. Dra. Rosimeire Ferreira dos Santos

Objetivos: apresentar e discutir as Cascatas de Sinalização celular, receptores de superfície de membrana plasmática, lipídios envolvidos na transdução de sinal. Mecanismos de transdução celular por Receptores Acoplados à Proteína G (GPCR), Canais Iônicos (Receptores Ionotrópicos), sinalização mediada por Receptores com Atividade Cinase de Tirosina (RTKs) e mensageiros secundários, visando aplicá-los diretamente à compreensão dos mecanismos moleculares de funcionamento dos sistemas fisiológico humano e de ação dos fármacos.

Ementa: Modelos de sinalização célula-célula (Sinalização Extracelular). Hormônios (sinais) esteroidais e não esteroidais. Ligação de neurotransmissores e alteração no potencial de membrana. Superfamílias de receptores de superfície de membrana plasmática. Lipídios importantes na transdução transmembranar. Cascatas ou Vias de Transdução de Sinal: Proteína G (“G protein”), Ciclase de Adenilil (AC), Fosfolipase C (PLC), Fosfolipase A2 (PLA2) e Fosfolipase D (PLD). Mecanismos de transdução celular por Receptores Acoplados à Proteína G (GPCR). Sinalização mediada por Receptores Ionotrópicos. Sinalização mediada por Receptores com Atividade Cinase de Tirosina (RTKs). Sinalização mediada por Receptores com Atividade Ciclase de Guanilil (GC). Mensageiros Secundários: AMP cíclico, GMP cíclico, IP3, DAG, cálcio, ácido fosfatídico, óxido nítrico, dentre outros.

REFERÊNCIAS

1. ALBERTS, D.; BRAY, D.; LEWIS, J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WATSON, J.D. - Molecular Biology of the Cell. Garland Publishing, Inc. 4th ed., New York & London, 2002.
    2. COOPER, G. M. – A Célula: uma abordagem molecular, 3ª ed., Artmed Editora, Porto Alegre, 2007.
    3. DARNELL, J.; LODISH, H.; BALTIMORE, D. - Molecular Cell Biology. 5th ed. Scientific American Books, NY, 2004.
    4. GARRETT, R. H. & GRISHAM, C. M: - Molecular Aspects of Cell Biology, Saunders College Publishing, University of Virginia, 2005.
    5. STRYER, L. - Biochemistry. W.H. Freeman and Company. 6th., New York, 2006.
    6. POLLARD, T. D. & EARNSHAW, W. C. – Biologia Molecular, Elsevier, Rio de Janeiro, 2006.
    7. RANG, H. P., DALE, M. M., RITTER, J. M., FLOWER, R. J. – Rang & Dale –Farmacologia, Editora Elsevier, 6ª Edição, 2007.
    8. BRUNTON, L. L.; LAZO, J. S; PARKER, K. L.– As Bases Farmacológicas da Terapêutica de Goodman & Gilman , Editora Mac Graw Hill – 12ª Edição, 2012.
    1. Qualquer livro atualizado de Fisiologia Humana e farmacologia.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 16:06