-

CMR0238 - GENETICA BASICA - Turma: 01 (2019.2)

Visualização de Notícia
  • Mistério dos genitores tipo sanguíneo O e filho tipo B
  • 11/09/2019 09:28
  • Texto:

    Caros alunos,

    Bom dia.

    Pensando na discussão de ontem em sala de aula sobre a possibilidade de genitores de tipo sanguíneo O ter filhos do tipo B, seria possível na seguinte condição: 

    Um dos genitores ser falso O, fenótipo Bombaim, e apresentar genótipo para sangue tipo B ou AB, podendo transmitir ao filho. Neste caso, o genitor (independente do sexo) teria a enzima para produção do antígeno B, mas não produz o antígeno pq tem mutação recessiva no gene (gene H) que produz uma enzima que converte um composto intermediário no substrato H para sofrer a modificação (adição do açucar) pela enzima B. O filho como seria heterozigoto para o gene H, produzindo o substrato H, e herdou o alelo B do genitor de fenótipo bombaim, pode ser do grupo sanguíneo tipo B, pois produz o antígeno B.

    Lembrando, um gene apresenta os alelos para as enzimas do sistema sanguíneo ABO (locus ABO), e outro gene (locus H) sintetiza a enzima necessária para converter um composto intermediário no composto H, o qual sofrerá a adição do açucar pelas enzimas do gene do sistema ABO, gerando os antígenos correspondentes nas hemáceas.

    O filho é que não pode ser falso O (bombaim), pq ele é B.

    Podemos discutir melhor na próxima aula, me lembrem ao final da aula.

    Ufa! Todos mais tranquilos... kkkkk

    Abraço



Voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 22:25