Prezados Estudantes:
Relembro o cronograma das nossas próximas aulas, pedindo que atentem para as datas e suas atividades (veja quadro abaixo). As atividades vão compor a nossa segunda avaliação. Cada grupo, conforme explicado abaixo, terá duas aulas para estudo, pesquisa e preparação da apresentação do seminário acerca dos conteúdos definidos. Os textos que servirão de base para as apresentações estão postados no Sigaa. Peço prioridade para que não tenhamos atrasos em nosso cronograma.
Vejam o quadro:
18/10/2019
|
Estudo de Grupos: leitura do texto base e preparação da apresentação (aula livre para estudo, pesquisa e preparação)
|
22/10/2019
|
Estudo de Grupos: leitura do texto base e preparação da apresentação (aula livre para estudo, pesquisa e preparação)
|
25/10/2019
|
Apresentação de Grupo (6 pontos)
Grupo 1: O nascimento da escola da Idade Média (pág. 61-86 da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias”
|
29/10/2019
|
Apresentação de Grupo: (6 pontos)
Grupo 2: O Renascimento e a educação humanista (p.121-146, da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias”.
|
05/11/2019
|
Apresentação de Grupo: (6 pontos)
Grupo 3:O século XVII e o nascimento da pedagogia (p. 121-148- , da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias”.
|
08/11/2019
|
Apresentação de Grupo: (6 pontos)
Grupo 4: O pensamento educativo de Jean Jaques Rousseau, o Copérnico da Pedagogia - (p. 149-172, da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias”.
|
12/11/2019
|
Apresentação de Grupo: (6 pontos)
Grupo 5: Da Pedagogia tradicional à Pedagogia Nova - (p. 175-198, da obra “A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias”.
|
15/11/2019
|
FERIADO
|
19/11/2019
|
Apresentação de Grupo: (6 pontos)
Grupo 6: Pedagogia etnomatemática
Etnomatemática: elementos históricos do seu nascimento
O que é a Mancala e como se joga
|
1 - Apresentação da estrura do seminário (como está organizada a apresentação = tema; objetivo e partes da apresentação)Considerarei os seguintes critérios para avaliar as apresentações:
2 - Domínio do tema;
3 - Clareza e foco no objetivo da apresentação;
4 - Uso do material didático (qualidade e organização);
5 - Coerência na exposição/apresentação;
6 - Envolvimento e participação dos membros do grupo.
Estarei à disposição dos grupos para eventuais dúvidas e esclarecimentos.
Prof. Osmar Braga