Antes da aula:
- Reler a discussão sobre metodologia do texto de Bazerman
- Ler e o texto Questões de metodologia em análise de gênerosi, de Désirée Motta-Roth (UFSM) e levar anotações para serem discutidas em sala de aula.
Em sala de aula:
- Levar o corpus a ser analisado no artigo final da disciplina.
- Com base em Mota-Roth e em Bazerman, discutir o seguinte:
a) Que critérios foram usados para a seleção do corpus?
b) Qur elementos textuais ricos serão escolhidos para fazer a análise?
c) Qual o contexto de situação no qual o gênero a ser pesquisado se insere? Caracterize-o.
d) Que tipo de interação é estabelecida por este gênero? Caracterize-a
e) Quais são as hipóteses de vocês sobre a relação entre texto e contexto?
f) Fazer um esboço de perguntas/indagações/discussões sobre aspectos que poderiam ser discutidos com pessoas praticantes deste gênero de modo a facilitar a interpretação dos analistas.
Após o intervalo, cada grupo apresenta para a turma toda o que já discutiu.
Até quinta-feira.