PPGEL057 - IMAGENS E PRODUÇÃO DE SENTIDO - Turma: 01 (2020.1)

Visualização de Notícia
  • Debate interessante no fórum tira-dúvidas.
  • 09/06/2020 21:48
  • Texto:

Caros alunos, envio a todos parte do debate que estamos tendo no fórum tira-duvidas.  Gostaria que vocês todos se posicionassem. Fico no aguardo das contribuições de vocês.

Antes de tudo quero dizer que fico muito feliz com os questionamentos de vocês e com as interações nesse fórum.  Entendo as angústias de vocês e por isso, ao propor soluções, gostaria de explicar alguns pontos que vocês levantaram.

Como disse no vídeo, essa primeira semana tem como objetivo, além de instruir, ambientar vocês com o sistema on-line.  Acredito que uma parte de vocês não está habituada ao ensino a distância e por isso propus, inicialmente, interações assíncronas (em que vocês não precisariam ficar conectados ao mesmo tempo para fazê-las).  O objetivo era que cada um administrasse seu tempo para realizar as atividades e assim se sentissem menos sobrecarregados.  Por esse motivo também tentei deixar claro que vocês teriam duas semanas para concluir as tarefas propostas (embora a dinâmica da aula seja semanal).  Acredito que dessa forma cada um poderia se programar melhor e adequar o tempo que tem para estudar.  Entretanto, também sei que a presença síncrona do professor faz falta. Afinal, estamos acostumados a ouvir o professor falar por horas e repetir isso no ambiente online nos daria uma sensação de conforto.  Esse parece ser o ponto principal nas discussões que vocês levantaram até agora sobre a dinâmica do curso e pode ser feito sem problemas, mas não da forma com talvez alguns de vocês estejam esperando, infelizmente.

Antes de tudo, é preciso deixar claro que as atividades de um mestrado ou de um doutorado não implicam em passividade do aluno, sejam elas on-line ou presenciais.  Como vocês sabem, o objetivo de uma pós stricto-senso é formar pesquisadores e profissionais críticos por meio da reflexão e da produção acadêmica intensa. Assim, mesmo que estivéssemos tendo aula na sala de aula tradicional, vocês teriam um volume alto de leituras e outras tarefas a serem feitas semanalmente.  Na sala de aula, vocês seriam cobrados a se posicionarem e a produzirem da mesma forma, tanto oralmente quanto por escrito.  Nessa semana, entretanto, estou pedindo que vocês assitam a 3 vídeos, que somam 20 minutos.  Além disso, solicito a leitura de um artigo acadêmico e de uma página de um blog (que consiste em alguns parágrafos ralos). Essas seriam as atividades de leitura da semana, que ao meu ver tem uma quantidade muito menor do que teriamos em uma semana de curso convencional (geralmente com leituras bem mais longas).  Já as atividades de produção da semana são a participação em um fórum e a resposta de um questionário breve para verificar o que vocês entenderam dos textos e das leituras, coisas que vocês também deveriam fazer em sala de aula (provavelmente oralmente), além da produção de um texto (o que também acontece a cada semana no mestrado/doutorado presencial, ao menos nas minhas aulas).

Assim, a adoção de "lives" nas aulas não mudará a carga de trabalho que será exigido de vocês na disciplina, mas reconheço que pode ajudá-los a se sentirem mais "amparados", com o professor guiando as discussões.  Essas lives, entretanto, não serão monólogos e exigirão de vocês uma participação intensiva nos debates, além da obrigatoriedade de que todos estejam on-line no mesmo horário (sexta-feira, das 8:00 às 12:00).  Em termos de trabalho docente, confesso que elas seriam mais práticas, já que me poupariam tempo gravando e editando vídeos, tal como estava planejando. Confesso, de antemão que prefiro trabalhar mais e que não gosto muito da metodologia das lives, que a meu ver contribui para uma postura demasiadamente passiva dos aprendizes, centrada excessivamente no professor, e que tende a não motivar debates ou discussões profundas, já que há uma tendência para se achar que  assistir o professor falar é suficiente para se tornar um bom mestre/doutor.  Essa, entretanto, é uma opinião pessoal e que não tem pretensão de converter ninguém que pense de outro modo.

Revi os links para as atividades e vídeos (todos do youtube) e verifiquei que estão funcionando bem.  Caso vocês não consigam acessá-los, pode ser que haja algum problema com o SIGAA ou com a própria conexão com a internet.  Nesse caso, sugiro que vocês tentem novamente em outro momento, especialmente porque nem sempre o SIGAA responde como deveria, o que é uma pena.

Gostaria de saber a opinião de todos sobre o assunto.  Por favor se manifestem a respeito da dinâmica do curso, especialmente sobre a adoção de lives ou de vídeos gravados (lembrando que um não exclui o outro, já que, como está no vídeo que gravei, desde o começo a intenção era intercalar diferentes atividades e meios de interação).  A depender da opinião da maioria, podemos antecipar as lives já para a próxima sexta-feira.  Percebi que essa era a demanada de alguns de vocês desde a última sexta-feira, já que alguns alunos estavam esperando que eu enviasse um link para uma sala de vídeo conferência ao invés de atividades assíncronas. Talvez essa quebra de expectativas no início do curso já tenha sido um ponto negativo, e peço desculpas por isso.  Espero deixar claro que o meu objetivo é facilitar, e não dificultar, mas sem  abrir mão de uma produção acadêmica de qualidade por parte de vocês.

Para garantir que todos se manifestem, posto esse texto como mensagem geral na disciplina.  Para expressarem suas opiniões, entretanto, gostaria que vocês usassem o fórum tira-dúvidas.

Abraços,

Wellington

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 15:22