-

PPGS013 - TEORIA SOCIOLÓGICA I - Turma: 01 (2020.1)

Visualização de Notícia
  • TOQUES DURKHEIMIANOS PARA LER AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO
  • 13/06/2020 22:22
  • Texto:

    DURKHEIMIANAS

    - Integração é palavra-chave para ler a sociologia durkheimiana.

    - Coerção social é expressão-chave na sociologia durkheimiana. Uma questão para ser discutida: como sentimos a coercitividade social nas nossas peles cotidianas?

    - O nome de Durkheim está ligado às perspectivas teóricas positivistas e funcionalistas. Estamos diante de uma sociologia da ordem. A mensagem ORDEM E PROGRESSO inserida na bandeira do Brasil vem de inspiração positivista.

    - Na sociologia da integração durkheimiana, ganham centralidade os conceitos de normal e patológico. Quem são os anormais, os desviantes e os outsiders?

    - “Seu famoso primeiro princípio da sociologia era ‘Estude fatos sociais como coisas!’ Com isso, queria dizer que a vida social poderia ser analisada tão rigorosamente como os objetos ou os eventos na natureza” (citação de Anthony Giddens).

    - As regras do Método Sociológico são fundamentais para o seguinte debate: A sociologia ou “física social” é ciência?

    - De que modo a compreensão da sociologia durkheimiana pode ajudar o indivíduo no enfrentamento das coerções sociais que sofre no cotidiano?

    - No tempo histórico de Durkheim, o modelo referência de cientificidade é o das ciências da natureza.

    - Geni e o Zepelim (Chico Buarque) Trilha sonora da teoria sociológica: Texto musical buarquiano para dialogar com o conceito de sociedade definido por Durkheim. Acessar os temas pela via da linguagem musical é uma perspectiva metodológica a ser desenvolvida.

    - Rompendo barreiras disciplinares e construindo diálogos entre os pensadores, indago: Quem são os “anormais” durkheimianos e foucaultianos?

    - ANNA KARENINA, de Joe Wright. Tela sociológica durkheimiana: Acessar os temas pela via da linguagem cinematográfica é uma abordagem metodológica a ser usada na compreensão dos conceitos sociológicos. ANNA KARENINA remete à coercitividade social. Uma mulher comete adultério e recebe coerções por afrontar os padrões morais do seu tempo. A coerção social pode ser um fator desencadeador de uma prática suicida? Para entender Durkheim, indico o citado texto fílmico.

    - Durkheim fala da “coisa” social. Isto significa dar bases materiais, concretas e empíricas para os fatos sociais. Estes encontram o seu chão e são sentidos nas nossas peles.

    - Tela sociológica durkheimiana: Émile Durkheim dialoga com Leo Tolstoy. No século XIX, Anna Karenina, ao cometer adultério ou infidelidade conjugal, infringe um mandamento do decálogo bíblico. Uma norma sagrada transgredida por uma mulher casada. A convenção “não cometerás adultério” foi desobedecida por uma ousada representante do sexo feminino. O crime por ela cometido recebeu o seu castigo. Metodologia que estabelece um diálogo entre sociologia, cinema e literatura.



Voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 14:18