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PPGS013 - TEORIA SOCIOLÓGICA I - Turma: 01 (2020.1)

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  • Livros em PDF e Roteiro para a próxima aula
  • 18/06/2020 18:06
  • Texto:

    Prezad@s Mestrand@s, boa noite! Saúde!

    Segue em anexo alguns dos livros da nossa disciplina. Dentre eles  o arquivo SOCIOLOGIA E SOCIEDADE MARIA ALICE FORACH é relativo aos dois textos de apoio a aula sobre "As regras do método sociológico", conforme fiz menção no final da nossa aula. 

    Boas leituras!

    O roteiro para a próxima aula encontra-se a seguir. 

    Abraços e proteção a pandemia!


    ROTEIRO: A EDUCAÇÃO MORAL – FRAGMENTOS DA FONTE DURKHEIMIANA

    O centro gravitacional da vida moral, que outrora residia na família, tende a deslocar-se cada vez mais.

    Um povo que não está preparado para os deleites da arte é um povo bárbaro.

    É preciso proceder a uma refundação de nossas técnicas educativas.

    O homem sente-se tanto mais disposto a matar-se quanto mais desapegado está da coletividade, em um estado egoísta.

    A moral é um vasto sistema de interdições. Isso quer dizer que seu objetivo consiste em delimitar o círculo no qual a atividade individual pode acontecer,...

    ... A primeira tarefa da educação moral é ligar a criança à sociedade que a circunda de maneira mais imediata, isto é, a família.

    A atividade moral tem por finalidade os seres, superiores aos indivíduos, mas tão empíricos, tão naturais quanto os minerais e todos os seres viventes: estes seres são as sociedades.

    Esse é o ser concreto e vivente que nos impõe limites e, quando sabemos o que é esse ser, não nos espantamos mais com a potência de sua ação.

    O prazer não pode ser a única coisa que possui algum valor e que merece ser buscada.

    Acima de tudo, é preciso criar uma alma, e é preciso preparar essa alma na criança.

    Deixar a falta impune é algo muito grave; punir inocentes é algo muito cruel.

    ... Egoísmo e altruísmo são duas manifestações contemporâneas e estreitamente entrelaçadas em toda forma de vida consciente.

    ... Nosso racionalismo deve se desemaranhar desse simplismo, aprender a desconfiar das explicações fáceis e formais, deixar-se penetrar cada vez mais pelo sentimento de complexidade das coisas.

    A sociedade é, antes de tudo, uma consciência: é a consciência da coletividade.

    ... Cada geração possui seu humor próprio, sua própria maneira de pensar e sentir, suas necessidades, suas aspirações especiais.

    A sociedade, com efeito, é um todo enormemente complexo.

    O que é, com efeito, a disciplina, senão a sociedade enquanto ela nos comanda, nos dita ordens, nos dá leis?

    Mas o indivíduo real, o indivíduo que somos, é a própria complexidade; em cada um de nós reside uma multiplicidade de aptidões, de propriedades, algumas em ato, outras ainda em potência, outras em vias de formação,...

    Estamos engajados com o projeto de oferecer em nossas escolas uma educação inteiramente racional, isto é, livre de qualquer princípio extraído das religiões reveladas.

    A partir do momento em que é racionalizada, a moral pode sair desse imobilismo, ao qual estava logicamente condenada enquanto permanecia apoiada sobre uma base religiosa.

    ... Não poderemos instituir uma educação laica se não pudermos oferecer ao indivíduo um fim que o transcende, se não pudermos oferecer-lhe um objeto para essa necessidade de devotar-se e de sacrificar-se, que é a raiz de toda vida moral.

    ... É a sociedade que é a detentora de todas as riquezas da civilização; é ela que as conserva e que as acumula; é ela que as transmite de geração a geração; é através dela que chegam até nós. Portanto, é a ela que devemos essas riquezas, é dela que as recebemos.

    Inclusive os sentimentos mais generosos, como o amor pelos animais ou pelas outras pessoas, quando excedem determinada medida, são indicação de alguma alteração comportamental.

    Não existe povo que não tenha sua moral: o que ocorre é que a moral das sociedades inferiores não é a mesma que a nossa. Aquilo que caracteriza a moral dessas outras sociedades é que se trata de uma moral essencialmente religiosa.

    Um dos principais objetivos da educação moral consiste em dar à criança o sentimento de sua dignidade de ser humano.

    ... A incapacidade de permanecer dentro de certos limites é, para todas as formas de atividade e, mais geneticamente, para todos os tipos de atividade biológica, um sinal de morbidez.

    Considerando que a moral e a religião são intimamente ligadas, esse caráter sagrado se explica facilmente, uma vez que a moral, assim como a religião, é concebida como sendo dependente e resultante da divindade, fonte de tudo aquilo que é sagrado.

    Do mesmo modo que o padre é o intérprete de Deus, o professor é intérprete das grandes ideias morais de seu tempo e de seu país.

    Uma das precauções mais eficazes é impedir que a criança seja formada em um único meio e, mais ainda, por uma única pessoa.

    Todo mundo sabe que, em uma multidão ou em uma assembleia, as emoções e as paixões afloram, de forma muito diversa do que seriam experimentadas pelos indivíduos, se essas emoções e paixões os afetassem isoladamente, em vez de afetá-los enquanto um corpo social.

    Quais são essas causas, por quais razões a escola, o lar da cultura humana, foi, por uma espécie de necessidade constitutiva, o lar da barbárie?

    ... A arte é uma brincadeira. A moral, ao contrário, faz parte da vida séria. Na verdade, ela constitui aquilo que existe de mais sério, de mais grave na vida séria.

    ... Kant demonstrou melhor do que qualquer pessoa que havia algo quase religioso no sentimento que a lei moral inspira até mesmo na razão mais elevada;...

    O personagem literário que pode ser apresentado como a encarnação desse sentimento do infinito é o Fausto de Goethe. Não foi à toa que o poeta o retratou como indivíduo minado por um tormento perpétuo.

    Um ser com personalidade é um ser capaz de imprimir sua própria marca em tudo o que faz, uma marca que lhe é peculiar, que é constante, pela qual ele é reconhecido e se distingue de todos os demais.

    É preciso que exista uma diversidade de professores que se sucedem para impedir que a influência de algum deles seja muito exclusiva e, portanto, muito opressora da individualidade da criança;...

    ... Não seria possível que conseguíssemos nos conter a nós próprios, mediante um esforço interior, sem que uma pressão exterior fosse perpetuamente exercida sobre nós?

    O que a moral nos ordena é amar o grupo do qual fazemos parte, os homens que compõem esse grupo, o solo que eles ocupam, todas as coisas concretas e reais, que devemos ver tal qual são realmente, mesmo quando nosso objetivo é elevá-los ao maior grau possível de perfeição.

    A educação moral não pode estar rigorosamente encerrada no horário das aulas; ela não acontece num momento específico e predeterminado; ela acontece a todo instante.

    As relações morais são relações entre consciências. Ora, fora e acima do ser consciente que sou eu, e fora e acima dos outros indivíduos, não existe nada a não ser o ser consciente que é a sociedade.

    É sempre ruim aproximar muito os sujeitos que têm um valor moral medíocre; eles apenas se estragam mutuamente.

    É preciso que o professor acredite, não nele, não nas qualidades superiores de sua inteligência ou de sua vontade, mas em sua missão, na grandeza de sua missão.

    Uma sociedade em que as transformações ocorrem pacificamente, sem qualquer sorte de conflito, mas que não trazem nada de verdadeiramente novo, produzirá apenas uma moral demasiado medíocre.

     

     



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