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PPGS013 - TEORIA SOCIOLÓGICA I - Turma: 01 (2020.1)

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  • Roteiro para a nossa aula de quarta
  • 28/06/2020 00:32
  • Texto:

    Prezadas/os mestrandas/os, boa noite! 

    Segue o roteiro da nossa próxima aulas.

    Abraços e proteção!


    As formas elementares da vida religiosa

    • Uma sociedade é o mais forte feixe de forças físicas e morais que a natureza nos põe diante dos olhos.
    • Um é aquele no qual arrasta monotonamente a sua vida cotidiana; ao contrário, não pode penetrar no outro sem entrar imediatamente em contato com forças extraordinárias que o galvanizam até o frenesi. (Profano e sagrado)
    • ... todos os partidos, políticos, econômicos, confessionais, cuidam de provocar reuniões periódicas onde os seus adeptos possam revivificar a sua fé comum, manifestando-a em comum.
    • ...ver a religião apenas pelo seu lado idealista é simplificar arbitrariamente as coisas: ela é realista à sua maneira.
    • Um deus não é unicamente uma autoridade de que dependemos; é também uma força sobre a qual se apoia a nossa força.
    • A única maneira de escapar totalmente à vida profana é fugir totalmente da vida, de uma vez por todas (suicídio religioso)
    • Templos e santuários: são parcelas de espaço reservadas às coisas e aos seres sagrados e que lhes servem de moradias;...
    • O caráter sagrado de que se reveste uma coisa não está implicado nas suas propriedades intrínsecas: é-lhe acrescentado
    • Toda religião, além de ser disciplina espiritual é também uma espécie de técnica que permite ao homem enfrentar o mundo com mais confiança.
    • Retiremos do homem a linguagem, as artes, as crenças da moral e ele cai ao nível da animalidade.
    • Contrariamente às aparências, verificamos que as realidades a que se aplica então a especulação religiosa são exatamente aquelas que mais tarde servirão como objetos para a reflexão dos pensadores: a natureza, o homem, a sociedade.
    • ... se os próprios povos foram os artesãos desse sistema de ideias errôneas, ao mesmo tempo em que eram enganados por elas, como esse logro extraordinário pode perpetuar-se em todo o decurso da história?
    • Desde o início da história, as crenças religiosas manifestam tendência a não se encerrar em sociedade política estreitamente delimitada; há nelas como que uma atitude natural de ultrapassar as fronteiras; a se difundir, a se internacionalizar.
    • Igreja: comunidade moral
    • O que constitui essencialmente o culto é o ciclo das festas que voltam regularmente em épocas determinadas.
    • Como vã fantasmagoria teria podido modelar as consciências humanas tão fortemente e de maneira tão duradoura?
    • A extrema facilidade com a qual as forças religiosas se irradiam e se difundem nada terá, pois, de surpreendente se forem concebidas como exteriores aos seres nos quais residem.
    • A vida social, em todos os seus aspectos e em todos os momentos da sua historia, só é possível graças a vasto simbolismo.
    • Os Bororo, do Brasil, representam a sua alma sob o aspecto de pássaro e, por essa razão, acreditam ser pássaro dessa mesma variedade.
    • No decorrer da iniciação chega a acontecer de os adultos abrirem as veias e banharem o noviço com o seu sangue;...
    • ... todos os elementos essenciais do pensamento e da vida religiosa devem se encontrar, pelo menos em germe, já nas religiões mais primitivas...
    • As forças religiosas
    • Mas sabemos que não existe religião que não tenha aspecto individual
    • O homem é transportado fora de si mesmo, distraído de suas ocupações e de suas preocupações ordinárias.
    • O que a ciência contesta na religião não é o direito de ser, mas o direito de dogmatizar sobre a natureza das coisas, é a espécie de competência especial que ela se atribui para conhecer o homem e o mundo.
    • O trabalho é a forma eminente da atividade profana: não tem outro objetivo evidente senão prover às necessidades temporais da vida; coloca-nos em relação unicamente com coisas vulgares
    • ... os ritos ascéticos implicam privações, abstinências, mutilações, mas que devem ser suportados com firmeza impassível e uma espécie de serenidade.
    • Perceber a função religiosa que é atribuída à dor desde as sociedades inferiores.
    • Não podemos nos desvencilhar dele (mundo profano) sem exercer violência à nossa natureza, sem ferir dolorosamente os nossos instintos.
    • Mostrando na religião uma coisa essencialmente social, absolutamente não pretendemos dizer que ela se limita a traduzir, em outra linguagem, as formas materiais da sociedade e as suas necessidades vitais imediatas
    • ... a religião tem fascínio que não é dos seus menores atrativos
    • Sob o símbolo, é preciso saber atingir a realidade que representa e que lhe dá a sua representação verdadeira.
    • Postulado essencial da sociologia é que uma instituição humana não poderia repousar sobre o erro e a mentira: sem isso ela não conseguiria durar
    • Por toda parte ela responde à mesma necessidade e deriva do mesmo estado de espírito.
    • Mitos se formaram para tornar mais facilmente compreensível aos espíritos essa estranha ambiguidade da natureza humana.

    RELIGIÃO E O ESTADO DE DESREGRAMENTO OU ANOMIA

    O FERVOR RELIGIOSO DO FANÁTICO

    A RELIGIÃO É, DECIDIDAMENTE, O SISTEMA DE SÍMBOLOS PELOS QUAIS A SOCIEDADE TOMA CONSCIÊNCIA DE SI MESMA; É A MANEIRA DE PENSAR PRÓPRIA DO SER COLETIVO

    SOCIEDADE RELIGIOSA E COESÃO

    NÃO É COM DEMONSTRAÇÕES DIALÉTICAS QUE SE DESENRAÍZA A FÉ

    RELIGIÃO: “ADMINISTRAÇÃO DO SAGRADO”

    “IMENSA EMPRESA DE SIMBOLISMO”

    “DINAMOGÊNICA” – RELIGIÃO = AÇÃO = VIDA



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