-

PPGTAIR/CCA032 - BASES CLÍNICAS E TERAPÊUTICAS DA DERMATOLOGIA EM CÃES E GATOS - Turma: 01 (2020.1)

Visualização de Notícia
  • Resposta à dúvidas
  • 20/07/2020 21:59
  • Texto:

Prezados,

A monitora me informou de algumas dúvidas sobre a resenha crítica. Observem bem:

A resenha deverá ser dividida por capítulos referentes à temática (dermatoses imunomediadas e autoimunes, dermatoses parasitárias e dermatoses infeciosas), onde em cada capítulo será discutido os artigo relacionados, em conjunto, obdecendo uma ordem lógica de discussão do tema. É de responsabilidade do discente organizar a ordem de discussão dos artigos de forma a obter uma discussão coerente sobre o tema, dentro da bibliografia disponibilizada. Há temas com mais artigos que outros e isso se deve à complexidade de cada tema. Exemplo: Se um tema possui 21 artigos, o discente deve lê-los, organiza-los em ordem lógica e coerente no qual a temática é abordada e realizar uma resenha crítica do conjunto de artigos da temática. Neste caso, todas as normas indicadas para a resenha de um artigo individual devem ser adotadas, só que para um conjunto de artigos.

Dessa forma, serão três resenhas críticas (entregues todas juntas como documento único), que podem ser agrupados em capítulos, pois são três temáticas. A resenha deve obedecer a ordem e critérios definidos no livro disponível no SIGAA. A única diferença é que em cada capítulo (ou temática) a resenha não será de um artigo, mas de um conjunto de artigos. caberá ao discente exercitar o poder de síntese, pois são muitos autores e o discente é livre para agrupar os autores por critérios empíricos que ele preferir (por exemplo autores recentes, antigos, autores norte-americanos, chineses, autores que utilizaram tal metodologia, etc...inúmeras formas de agrupamento são possíveis). O importante é o discente apresentar os autores e suas experiências profissionais no início da resenha. O exemplo de resenha está na página 13 do livro.

Este exercício intelectual nada mais é que o exercício de discussão científica, confrontação de autores e teorias. Justamete o que usarão na elaboração de suas dissertações e teses. Não é difícil, apenas exige organização e coerência. A leitura deve ser fluida, compreensível, explicativa, onde vocês guiarão o leitor (no caso eu), de forma orfanizada e lógica, sobre as diversas informações científicas sobre a temática abordada. O leitor deve conseguir entender quem são os pesquisadores envolvidos, qual a relevancia dos estudos, os conflitos, os benefícios, as novidades, os impactos possíveis dos estudos (de forma geral) e as considerações finais que sintetizam as informações mais relevantes.

Qualquer dúvida estou à disposição

Att.,

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 15:24