-

MPGP001 - AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS GOVERNAMENTAIS E REGIONAIS - Turma: 01 (2020.1)

Visualização de Notícia
  • Aviso sobre início das aulas
  • 03/08/2020 09:53
  • Texto:

Bom dia!

Saúde, paz e proteção.

Conforme solicitada a possibilidade de mudança de horário por vocês a nossa disciplina será às terças-feiras das 17:00 às 19:00h. Mandarei o link do google meet para o Nelson compartilhar com vocês e pelo SIGAA.

Abaixo o programa da disciplina

: Profª Drª Ana Beatriz Martins dos Santos Seraine

CARGA HORÁRIA: 30 h

PERÍODO: 2020/1

PLANO DE UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: Avaliação de Programas e Projetos Governamentais e Regionais

MINISTRANTEENSINO

1. EMENTA:

Confecção de planos, programas e projetos governamentais. Gerência de planos e projetos regionais e setoriais. Estudo da articulação e implementação de políticas públicas de regiões visando o desenvolvimento regional e municipal. Coordenação de ações de órgãos e entidades governamentais e não governamentais, visando à execução de programas e projetos no âmbito regional. Acompanhamento e avaliação do desempenho físico-financeiro de projetos regionais prioritários do governo visando à implementação locais. Gerenciamento de programas e controle de avaliação das ações dos órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional do Estado na coordenação de programas estratégicos no âmbito do Estado.

1. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

MÓDULO I – PLANOS, PROGRAMAS E PROJETOS NA LÓGICA DO PLANEJAMENTO

Bibliografia básica:

BAPTISTA, Myrian Veras. Planejamento social: intencionalidade e instrumentação. 3 ed. São Paulo: Veras, 2013.

MÓDULO II: AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS

Bibliografia básica:

Cunha, Carla Giane Soares da. Avaliação de Políticas Públicas e Programas Governamentais: tendências recentes e experiências no Brasil. Disponível em: http://www.ufpa.br/epdir/images/docs/paper29.pdf

FINKLER, Lirene; Dell'Aglio, Débora D. Reflexões sobre avaliação de programas e projetos sociais. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-65782013000100008

HOWLETT, M; RAMESH, M; PERL, A Política Pública: seus ciclos e subsistemas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

RUA, Maria das Graças. Avaliação de Políticas, Programas e Projetos: Notas Introdutórias. Disponível em: http://antigo.enap.gov.br/downloads/ec43ea4fUFAM-MariadasGraAvaliaPol.pdf

SILVA E SILVA, Maria O. da. Avaliação de políticas e programas sociais: aspectos conceituais e metodológicos. In: SILVA E SILVA. Maria O. Avaliação de políticas e programas sociais: teoria e prática. São Paulo: Veras Editora, 2001.

Bibliografia complementar:

ALA-HARJA, Marjukka; HELGASON, Sigurdur. Em direção às melhores práticas de avaliação. Revista do Serviço Público. ano 51, n.4, out./dez 2000.

ARRETCHE, Marta. Tendências no estudo sobre avaliação. In E. M. Rico, Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez, 1998. p. 29-39

COHEN, Ernesto; FRANCO, Rolando. Avaliação de projetos sociais. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

COSTA, Frederico L.; Castanhar, José C. Avaliação de Programas Públicos: desafios conceituais e metodológicos. Rio de Janeiro, Revista de Administração Pública, 37 (5), set./out., 2003.

COTTA, Tereza C. Metodologias de avaliação de programas e projetos sociais: análise de resultados e de impacto. Revista do Serviço Público, v. 49, n.2, p. 105-126, abr./jun., 1998.

SILVA, Pedro L. B. (coord.) Modelo de Avaliação de Programas Sociais Prioritários: relatório final. Programa de Apoio à Gestão Social no Brasil. Campinas, NEPP-UNICAMP, 1999.

SILVA, Pedro L. B.; Costa, Nilson R. A Avaliação de Programas Público: reflexões sobre a experiência brasileira. Relatório Técnico. Cooperação Técnica BID-IPEA. Brasília, IPEA, 2002.

1. PROCEDIMENTOS DE ENSINO

Aulas expositivas e dialogadas e seminário

1. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Leitura obrigatória da bibliografia básica; frequência às atividades didáticas; trabalho acadêmico individual e coletivo.

Critérios para avaliação das atividades de aprendizagem: domínio de conteúdo; coordenação de ideias; sistematização; objetividade e gramática.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA

DISCIPLINA: Avaliação de Programas e Projetos Governamentais e Regionais