-

PPGD/UFPI026 - TÓPICOS AVANÇADOS SOBRE MUDANÇAS INSTITUCIONAIS NA ORDEM SOCIAL - Turma: 01 (2020.2)

Visualização de Notícia
  • Programação - Módulo I
  • 02/10/2020 12:21
  • Texto:

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Centro de Ciências Humanas e Letras

Curso de Direito

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

MESTRADO

Linha de Pesquisa

Mudanças Institucionais e Efetividade do Direito na Ordem Social e Econômica

Tópicos avançados sobre mudanças institucionais na ordem social

Dr. Raul Lopes | Dr. Francisco Meton | Dr. Robertônio Pessoa

A disciplina ter por objetivo o debate contemporâneo sobre tópicos avançados sobre mudanças institucionais na ordem social.

O primeiro módulo será ministrado pelo Prof. Raul Lopes de acordo com a seguinte programação:

Metodologia:

O primeiro módulo será organizado sob a forma de exposições, realizadas pelos alunos, dos textos indicados na bibliografia. Um aluno ou grupo de alunos, escolhido na Aula Inaugural de cada módulo deverá, no tempo de 2 horas, expor e criticar as principais ideias e conclusões de um texto em particular, e problematizar questões relevantes para debate com os demais. Os debates gerais virão na sequência.

A avaliação dos alunos ocorrerá em razão da frequência, da pontualidade e das participações como apresentadores e debatedores.

Aula 1 – 06/10

Aula Inaugural

• Apresentação do Professor, alunos e disciplina.
    • Divisão dos textos e escolha dos relatores.

Aula 2 – 13/10

TEMA: Custeio: Tributação e desigualdade no Brasil

RIBEIRO, Ricardo Lodi. Desigualdade e tributação na era da austeridade seletiva. Rio de janeiro: Lumen Juris, 2019.

Aula 3 – 20/10

TEMA: O custo dos direitos sociais

HOLMES, Stephen; SUSTEIN, Cass R. O custo dos direitos: por que a liberdade depende dos impostos. São Paulo: MWMF Martins Fontes, 2019.

Aula 4 – 27/10

Direito e Cinema

Debate sobre o filme: Você não estava aqui (Sorry we missed you). Direção de Ken Loach | 2019 | 101' | Ficção | Reino Unido, França, Bélgica.

Aula 05 – 03/11

Palestra sobre: Mudanças institucionais na ordem social

Palestrante: Prof. Dr. Leandro Maciel do Nascimento

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 18:35