CMR0111 - NAVEGACAO II - Turma: 01 (2020.1)

Visualização de Notícia
  • Reinício de atividades do período 2020.1
  • 09/11/2020 13:31
  • Texto:

Bom dia! Prezados discentes, como já sabido por todos, esta pandemia nos forçou a buscar a superação de algumas dificuldades. Dificuldades podem ser vistas como desafios que, com disciplina, esforço, boa vontade, cooperação, criatividade e motivação iremos superar.

Temos todo um futuro pela frente e não mais podemos esperar a solução ideal para seguirmos adiante. Hoje sabe-se muito mais sobre a COVID19 e os protocolos de tratamento reduzem sua mortalidade. Além disto pesquisas mostram que a mortalidade também tem a ver com a idade e comorbidades preexistentes dos que a adquirem. Isto não é o suficiente para nos afastar totalmente dos riscos, mas, em minha opinião é o bastante para, com os devidos cuidados, retomarmos paulatinamente nossas atividades laborais. O tempo não para!

Por estes motivos já se busca a volta a normalidade. Muitos de nós já se arriscam a sair de uma quarentena forçada para uma limitação consciente de saídas. A vida não para e temos que ir adiante com segurança.

Neste contexto as aulas estão retornando. E ocorrerão em uma forma diversa da qual estávamos acostumados. As dificuldades existirão para alunos e professores. Temos que trabalhar juntos para superá-las. Boa vontade, criatividade e intenção de sucesso são ingredientes que não devemos deixar faltar. Sejamos críticos severos na mensuração dos resultados pois o futuro profissional de cada um está ligado ao máximo de conhecimentos que auferirmos.

Lembrem-se de que sempre lhes disse: o futuro não existe; ele está sendo preparado no presente!

Isto posto, participo que iniciarei as aulas utilizando o Google Meet. Nas terças e quintas-feiras pela manhã, no dia da aula, enviarei o link para acesso à videoconferência da aula do dia. Peço que todos estejam na sala em até dez minutos depois do horário de início. Este aplicativo foi escolhido depois de consulta a outros professores que também estarão utilizando-o. É minha intenção gravar as aulas e deixá-las disponíveis até o fim de semana seguinte. Observo que o uso das aulas gravadas é restrito aos alunos matriculados na presente turma e durante o prazo acima estipulado. Não autorizo seu uso em quaisquer outras hipótese, pois não se tratará de aula editada e assim podem ocorrer deslizes que se não corrigidos em edição podem permitir uma distinta avaliação da lisura no assunto tratado. Somos todos seres humanos falíveis.

A cada aula ministrada será pedido que cada aluno, independentemente, gere e responda, em arquivo pdf, a ser enviado em até 48 horas decorridas desde a aula a que se refere, para o endereço eletrônico emarliere@ufpi.edu.br, três questões sobre o assunto visto naquela aula. As questões enviadas fora de prazo não serão corrigidas e a nota a ser computada para a formação da nota parcial será ZERO. Estes trabalhos comporão as notas de avaliação parcial por média aritmética simples. Observa-se que são necessárias três avaliações em uma disciplina de 60 HA. Ocorre, porém, que já ocorreram aulas presenciais antes do reconhecimento legal de estado de calamidade pública e a consequente interrupção das aulas. O assunto já ministrado comporia uma destas três avaliações. Não há como, em minha opinião, realizar uma avaliação sobre este assunto, decorrido já todos estes meses sem aula, a não ser que fizéssemos um repasse no que foi ministrado. O repasse impactaria no tempo disponível para cobrir o restante da ementa da disciplina, inviabilizando-o. Considerando que estas aulas iniciais são na realidade uma revisão dos conceitos ministrados na disciplina de Navegação I, resolvi fazer apenas duas avaliações parciais no período, sendo a terceira avaliação a composição, na forma de média aritimética simples, das duas avaliações precedentes.

O exame final será realizado na forma de um questionário enviado em data e hora a ser acordada, com o prazo adequado para resposta fixado, que não excederá QUATRO horas. A solução do exame final será também enviada no formato pdf, para o endereço eletrônico acima indicado, no prazo estipulado. Soluções entregues em prazo superior ao definido não serão corrigidas e, neste caso, a nota atribuída será ZERO.

Desejo a todos um ótimo reinício de aulas!

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 13:30