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PPGDMA078 - ENERGIA E MEIO AMBIENTE - Turma: 01 (2020.2)

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  • Plano de aula 02/12/2020
  • 30/11/2020 17:12
  • Texto:

    Plano de aula (02/12/2020)

    1. The future of the energy transition (english): https://youtu.be/pURmY0ec1qE (duração 2:51): Assistir o vídeo
    Usar velocidade 0,75 e habilitar a legenda em inglês.
    Visão otimista da Alemanha no ano de 2050 baseado em energias renováveis.
    Resultado de pesquisa, políticas públicas e sistema descentralizado de geração de energia.

    2. Transição energética na Alemanha (responder os questionamentos)
    Cinco fatos sobre a virada energética
    https://www.deutschland.de/pt-br/topic/meio-ambiente/cinco-fatos-sobre-a-virada-energetica
    a) Compreenda o discurso por trás dos 5 fatos da virada energética
    b) Identifique cada um dos "fatos" (1 a 5) como positivo, negativo ou neutro
    c) Passe o seu gabarito para um colega da turma para corrigi-lo.

    3. Obra de multinacional francesa ameaça bioma mais castigado do Brasil (discutir a noticia)
    https://www.dw.com/pt-br/obra-de-multinacional-francesa-amea%C3%A7a-bioma-mais-castigado-do-brasil/a-55423424
    a) identificar o 5W2H nesta materia jornalistica
    b) Identificar todos agentes envolvidos e as fontes consultadas para materia.
    c) Identifique a empresa jornalistica e seus interesses corporativos.
    d) Faça uma visita na multinacional: https://www.engie.com.br/

    4. Hidrogenio verde (discutir a noticia)
    https://www.dw.com/pt-br/aposta-da-europa-em-hidrog%C3%AAnio-verde-abre-janela-ao-brasil/a-55214431
    a) apresentar vantagens e desvantagens do hidrogenio como combustível
    b) Há riscos no hidrogenio como combustível? Qual o "cheiro" do Hidrogênio? uma explosão com hidrogênio já qual produto químico?

    5. Carvão no Japão (discutir a noticia)
    https://www.dw.com/pt-br/jap%C3%A3o-quer-alcan%C3%A7ar-neutralidade-de-carbono-at%C3%A9-2050/a-55401105

    6. Energia elétrica como mínimo existencial: discutir o item 21 da Carta encíclica _fratelli tutti_ do papa Francisco sobre a fraternidade e a amizade social

    21. Há regras econômicas que foram eficazes para o crescimento, mas não de igual modo para o desenvolvimento humano integral. Aumentou a riqueza, mas sem equidade, e assim *”nascem novas pobrezas”*. Quando dizem que o mundo moderno reduziu a pobreza, fazem-no medindo-a com critérios doutros tempos não comparáveis à realidade atual. Pois noutros tempos, por exemplo, não ter acesso à *energia elétrica* não era considerado um sinal de pobreza nem causava grave incomodo. A pobreza sempre se analisa e compreende no contexto das possibilidades reais dum momento histórico concreto.








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