PPGDMA078 - ENERGIA E MEIO AMBIENTE - Turma: 01 (2020.2)

Visualização de Notícia
  • Aprendendo sempre...
  • 20/01/2021 10:29
  • Texto:

Produtividade no mestrado ou doutorado
    1. Existe um programa de computador com aplicativo para celular em que é possível fazer gestão de projetos e tarefas de modo colaborativo (ASANA)
    2. Creio que se pode escrever um projeto de gestão de tese de doutorado (ou dissertação de Mestrado) neste aplicativo. O Asana tem uma versão gratuita.
    3. Todas as partes de uma tese podem se tornar uma tarefa onde o aluno é o responsável pela execução.
    Exemplos: Disciplinas, artigos, trabalho de campo, pesquisa bibliográfica, leituras, apresentações, escrita da dissertação, etc.
    4. Cada tarefa pode ter uma descrição e ser dividida em sub-tarefas colocando inclusive a previsão de conclusão para cada uma.
    5. Para essa sugestão específica (gestão de orientação acadêmica) há duas maneiras de trabalhar:
    a) O orientador pode ser o proprietário do projeto e criar um projeto para cada um de seus orientandos (Membros da equipe)
    b) o Orientando pode criar o projeto e colocar o orientador na equipe  para com ele compartilhar tudo o que faz.
    6. No caso a) é reforçado a ideia de grupo de pesquisa onde todos sabem de todos os projetos em andamento e o responsável de cada um deles (orientandos) e no caso b) é reforçado a ideia de autogestão individual do orientando sob supervisão de seu orientador, conferindo mais autonomia ao orientando.
    7. Talvez o caso a) seja bom para conduzir a orientação de mestrandos e o caso b) para conduzir a orientação de doutorandos.
    8. O tamanho máximo da equipe na versão gratuita é de 15 membros o que inviabiliza para uso em sala de aula tendo alunos como membros da equipe
    9. A concepção do programa foi desenvolvida para gestão de empresas. As informações sobre o programa podem ser achados na página https://asana.com/pt
    10. Segundo informações o ASANA pode ser integrado com uma infinidade de outros aplicativos que já usamos rotineiramente

Obs: ainda estou conhecendo o programa e não tenho experiência em seu uso.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1092 27/07/2024 17:20