• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

CMR0307 - FISIOPATOLOGIA - Turma: 01 (2013.1)

Visualização de Notícia
  • Dúvidas sobre atuação de células NK sobre células neoplásicas
  • 12/08/2013 19:09
  • Texto:

Prezados alunos, perdoem a minha ignorância em imunologia, confesso que não é o meu forte. Troquei a função de células dendríticas (apresentadoras de antígenos) com a função de células NK.

Me foi perguntado em sala de aula sobre a atuação das células NK sobre células neoplásicas (linfoma). Como sou humilde o bastante para reconhecer que não conhecedora de tudo resolvi não deixar dúvidas quanto ao assunto.

As células NK possuem uma função geral de atuar sobre células neoplásicas e células infectadas por vírus induzindo apoptose pela citotoxicidade causada pela liberação de grânulos citotóxicos ou pela ativação da apoptose induzida pela interação Fas/FasL, com posterior morte celular. São ativadas em resposta a diversos estímulos, nomeadamente por citocinas produzidos por outros elementos do sistema imunitário, por estimulação dos receptores de Imunoglobulinas (FcR) presentes na sua membrana celular e pelos receptores de ativação ou inibição, específicos das células NK.

Entretanto em muitos distúrbios neoplásicos, apesar da conhecida ação das células NK e LT CD8+, as células NK e outros linfócitos são neutralizados, diminuindo ou parando a sua atuação sobre o tumor, que se desenvolve, aumentando gradativamente.

Especificamente no linfoma de Hodgkin (que foi o que estudamos em sala de aula) a ativação do fator de transcrição NF-kB (que é observado em elevadas quantidades) atua como anti-apoptótico.

Além disso, a células tumorais liberam citocinas que promovem quimiotaxia atraido outros leucócitos e estes promovem o crescimento tumoral. Foi ovservado que quanto maior a quantidade de infiltrado inflamatório maior é a agressão tumoral (como mencionado em sala de aula quando comentamos sobre linfoma de Hodgkin).

Portanto, mesmo que as células NK exerçam sua função de citotocixidade ou ela não será suficiente para combater a proliferação tumoral ou em algum momento essas células não mais atuarão sobre as células neoplásicas.

Leiam a revisão postada. É bem interessante e fala sobre isso.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 13:37