Texto: |
Prezades,
Segue abaixo questões norteadoras para leitura do textos "olhando com o coração e sentindo com o corpo inteiro no cotidiano escolar", responder essas questões no caderno, irei dar o visto. Receberei na próxima segunda-feira.
Atenciosamente,
Questões:
- Qual tarefa a autora do texto propõe antes de iniciar a leitura propriamente dita?
- O que você entendeu sobre a história do ensaio fotográfico proposto pela professora?
- Por que a autora do texto achou emblemático a visibilidade da beleza das fotos das crianças reveladas?
- Do que é marcada a formação docente, segundo a autora?
- O que quer dizer a história dos cartazes para o dia das mães?
- Qual a moral da história da proibição de tocar CD X na escola?
- Quando passamos a estigmatizar e invisibilizar nossa realidade?
- Quando nos deparamos com nossa realidade, sobretudo ao trabalharmos com crianças das classes populares (mas não só), nos colocamos diante de uma bifurcação, qual é ela?
- Como é a escola pública, segundo a autora?
- O que significa a dimensão vida para a autora?
- Como a dimensão Vida possibilita olhar nossos alunos?
- O que precisamos ter, como docentes?
- Qual o triste quadro do período da matricula escolar na escola publica?
- O que caracteriza a grande demanda pela escola pública?
- Que historias a autora diz precisar emergir?
- O que aponta para a construção e fortalecimento de uma certa pratica docente, não alienada do nosso contexto sócio-histórico?
|