-

CNA/CEAD023 - A MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS E OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS II - Turma: 1A (2022.1)

Visualização de Notícia
  • SOBRE AS PROPOSTAS DO FORUM II
  • 02/10/2022 12:24
  • Texto:

    Prezados e prezadas discentes,

     

    Inicialmente peço desculpa pela demora na apresentação do feedback das propostas pedagógicas, entre outras coisas que temos como ocupação como a chefia e a coordenação de um curso, tivemos de ler cada trabalho integralmente e fazer uma avaliação buscando apontar as carências e as possibilidades das propostas. Isso é uma tarefa longa quando temos mais de 70 projetos que variam de 4 a 6 páginas.

     

    Depois de apresentar uma avaliação para cada proposta, seguem algumas observações:

     

    1- A apresentação de um projeto segue  formalidades que precisam ser observadas, nesse sentido, sugerimos que sejam realizados estudos teóricas  sobre elaboração de projetos. A leitura dos projetos evidenciaram essa necessidade, uma vez que a maioria deles apresentaram algum tipo de inconsistência;

     

    2- De modo mais específico, os projetos apresentados, além de inconscitências estruturais na formalidade, não ofereceram clareza na explicação da metodologia, não ficaram claros os objetivos, as ações a serem desenvolvidas, os materiais, a forma de análise e quase todos, não conseguiram apresentar uma fundamentação teórica consistente. Essa etapa do projeto quando não foi esquecida, foi reduzida a um ou dois parágrafos.

     

    3- Os títulos dos trabalhos precisam indicar um recorte do tema, indicar ao leitor a temática através das palavras chaves na pesquisa;

     

    4- A adequação das proposta aos eixos estruturantes dos IF estão, na maioria dos projetos, coerentes, no entanto, algumas propostas carecem de coerência;

     

    5- Algumas propostas não estão conceitualmente adequadas  ao propósito preconizado pela BNCC para os IF e trazem semelhanças com o plano de aula que usualmente se realiza nas aulas de Matemática: uma preocupação que deve ser considerada;

     

    6- É importante não esquecer que as propostas tem finalidade também de estudar os conhecimentos matemáticos, no entanto, algumas esqueceram de evidenciar como os conhecimentos matemáticos serão mobilizados na realização das propostas. A questão para nós é trazer os conteúdos matemáticos para o cenário da vida real. Lembrar dos conceitos básicos de matemática crítica, estudada na primeira disciplina que tivemos.

     

    Finalmente. Alguns não enviaram arquivos corretos ou deixaram de enviar, por isso abriremos o sistema sigaa com um novo forum para o reenvio das tarefas para aqueles que não enviaram o projeto, não enviaram o arquivo corretamente ou estão con nota inferior a 7.0 pontos. 

     

    Reforçando que não estamos trabalhando com uma perspectiva de uma avaliação somativa, cujo propósito seja destacar os aprovados em detrimetos dos reprovados, mas estamos buscando um pedagogia que sensibilise todos os estudantes a buscarem ass aprendizagens em pról de uma formação capaz de orientar e modificar (se form o caso) as vivências docentes.

     

    Sendo assim, agradecemos a todos pela participação e esperamos está contribuindo com a formação profissional dos participantes.

     

    Atenciosamente



Voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1080 02/06/2024 04:32