DCE0138 - ESTAGIO SUPERVISIONADO I MATEMATICA - Turma: 01 (2022.2)

Visualização de Notícia
  • INFORMAÇÕES SOBRE OS ESTÁGIOS!!
  • 23/11/2022 14:37
  • Texto:

Olá pessoal!!

Gente estamos mais uma vez iniciando o período letivo na universidade no momento em que as escolas estão finalizando as atividades letivas, o que “prejudica” um pouco a dinâmica tradicional do estágio. Algumas escolas já estão em sua última semana de aula e outras ainda vão um pouco mais, mas o fato é que estão encaminhando para o fechamento do ano letivo.

As aulas do ano de 2023 só vão iniciar em FEVEREIRO, portanto nosso campo de estágio deverá ser concentrado nos meses de Fevereiro e Março de 2023. Isso significa que as/os estagiárias/estagiários devem estar cientes que nesses meses deverá ser dedicado pelo menos dois turnos para a realização dos estágios, o tempo exato vai depender da escola, da quantidade de aulas do supervisor etc. Ao longo dos últimos dias de Novembro, Dezembro e Janeiro nós teremos atividades preparatórias para o campo de estágio.

Geralmente nesse período de finalização do ano letivo escolar nós já não estamos mais realizando estágio, sendo assim a gente viu aí uma oportunidade de acompanhar este momento tão interessante... Foi pensando nisso que surgiu nossa primeira atividade de estágio e que deve ter início imediatamente e pode/deve se prolongar durante o mês de Dezembro também. Cada estagiária/estagiário, sozinho ou em grupo de até 4, deverá procurar uma escola para realizar algumas visitas e obter informações que podem ser relevantes para a prática docente, tais como, quantos alunos iniciaram o ano letivo e quantos estão finalizando? Quantos estão de recuperação? Quantos reprovados? Com as outras disciplinas é diferente? Quais as maiores dificuldades dos alunos? Quais as dificuldades encontradas pelos professores ao longo do ano? Quais efeitos os professores e alunos perceberam após o período de ensino remoto? Qual o material didático utilizado pelo professor e como ele é avaliado pelos professores e alunos? Como vocês avaliam o material didático? Como pode ser caracterizado o público que a escola escolhida atende (escola periférica, muitos alunos da zona rural, etc.)? O que vocês podem dizer das avaliações finais (provas ou outros tipos de avaliação)? Olhando a prova dos alunos, se possível, quais as dificuldades identificadas? Dentre outras questões que julgarem relevantes nos processos de ensino e aprendizagem (organização escolar, estrutura, etc.). As informações deverão ser obtidas diretamente na escola e não enviar as perguntas para algum professor. É um trabalho de observação direta e as perguntas são apenas algumas questões para orientar a observação, isso não significa, porém, que não se pode falar com professores e alunos. A escola deverá ser escolhida por vocês e pode ser em qualquer cidade (a escola que você estudou, onde algum conhecido trabalha...), nesse momento não haverá termo de compromisso de estágio com a escola escolhida. Essa escola não será necessariamente a escola que será realizado o estágio nos meses de Fevereiro e Março, é apenas uma escola para realizarmos uma primeira aproximação. Quem estava estagiando no Fundamental, deverá buscar uma escola do Médio, quem está chegando agora nos estágios pode escolher qualquer nível de escolaridade da educação básica à partir do 6º ano.

Outra atividade que deverá ter início na próxima semana e continuará até o mês de Janeiro serão oficinas de práticas de ensino. Essas oficinas devem ocorrer quinzenalmente, sempre nas quartas-feiras, e a presença é obrigatória. Em breve será divulgado um cronograma das oficinas. Em Janeiro também vamos “analisar” e propor ações de ensino a partir dos dados levantados pelos estagiários nas visitas ocorridas durante os meses de Novembro e Dezembro.

Em Fevereiro cada estagiária/estagiário será lotado em alguma escola sob a supervisão de algum professor para realizar seu campo de estágio. Nesse momento é que faremos a vinculação formal do estagiário com alguma escola a partir do Termo de Compromisso assinado pela universidade, escola e estagiária/estagiário.

Enfim, é mais ou menos essa programação que temos para os estágios. Digo mais ou menos porque dependemos do calendário das escolas para realizar nossas ações e este pode sofrer alterações. Recomendamos cuidado com a vestimenta e a forma de se comportar ao procurar a escola, vocês não terão, nesse primeiro momento, um documento formal para apresentar na escola. Digam que é uma ação da disciplina de estágio, mas não exatamente é o campo de estágio ainda. Justifiquem que é apenas uma primeira aproximação e peçam a colaboração da escola. Caso seja necessário podemos intermediar esse contato com a escola, mas podem realizá-lo de forma autônoma também, por isso a sugestão de procurar uma escola que vocês já conheçam.

Boa sorte e vamos conversando.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 18/05/2024 18:30