RAIMUNDO GERONIMO DA SILVA JUNIOR

DEPARTAMENTO DE MEDICINA ESPECIALIZADA/CCS

Ir ao Menu Principal

raimundo geronimo da silva junior

MDE - DEPARTAMENTO DE MEDICINA ESPECIALIZADA/CCS

PPGPP072 - A QUESTÃO SOCIAL E A REALIDADE BRASILEIRA - Turma: 01 (2023.1)

Visualização de Notícia
  • Liberação da aula da segunda-feira 08/05/2023 para participação na X Jornada Científica de Serviço Social da UFPI
  • 06/05/2023 22:05
  • Texto:

Informe:

Não haverá aula da Disciplina Questão Social e a Realidade Brasiliera na segunda-feira, dia 08/05/2023, sendo que os textos/seminários previstos para este dia serão transferidos para a segunda-feira seguinte (15/05/2023).

A turma está sendo liberada para participação na X Jornada Científica de Serviço Social da UFPI, que conta com a seguinte programação:

X JORNADA CIENTÍFICA DE SERVIÇO SOCIAL UFPI

Tema: Serviço Social e Questão Social no Nordeste e no Piauí

Data: 08 a 10 de maio de 2023 Local: Universidade Federal do Piauí – Teresina (PI)

Promoção: Departamento de Serviço Social da UFPI, CRESS PI e Programa de PósGraduação em Políticas Públicas da UFPI

PROGRAMAÇÃO GERAL

DIA 1 – 08/05/2023 Pré- programação: IV Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social do Estado do Piauí Local: Auditório do Centro de Tecnologia – CT/ UFPI (Teresina – PI)

8:30h às 9:30h – Exposição dialogada: O estágio supervisionado como componente estratégico da formação profissional em Serviço Social Expositora: Prof.ª Dr.ª Erlênia Sobral - Professora Universidade Estadual do Ceará; Presidente da ABEPSS Mediação: Prof.ª Dr.ª Teresa Moura (Coordenadora do curso de Serviço Social - UFPI); Carla Gabriella (Estagiária - UFPI)

9:30h às 10h - Debate 10h às 11h – Mesa redonda: Diálogos sobre a supervisão de estágio em Serviço Social na realidade do Piauí Expositoras: Rita Sobral (supervisora docente - UFPI); Dafne Lages (estagiária - HU UFPI); Clefra Guedelho (supervisora de campo - IFPI Parnaíba); Rafaela Marinho (supervisora de campo – Casa de Zabelê) Mediação: Cleo Matos (assistente social - CREAS Buriti dos Lopes); Inês Mendes (Agente Fiscal - CRESS PI)

11h às 11:30h – Debate

11:30h – Lançamento do livro “O estágio supervisionado no Piauí: saberes e experiências”

Data: 08/05/2023 – tarde Local: Auditório do Centro de Tecnologia – CT/ UFPI (Teresina – PI)

14h - Credenciamento

14:30h às 15h – Mesa solene de abertura

15h às 17h – Mesa da abertura do evento: Serviço Social e Questão Social no Nordeste Palestrantes: Profa. Dra. Erlênia Sobral (UECE; Presidente ABEPSS); Profa. Dra. Solange Teixeira (UFPI); Coordenadoras de Mesa: Profa. Dra. Sofia Laurentino (UFPI); Adriana Barros (Doutoranda PPGPP UFPI)

17h às 17:30h – Debate 1

7:30h às 18h – Lançamento da plataforma Antirrascista (ABEPSS)

18h – Lançamento de livros, Coffe Break e Atividade Cultural

DIA 2: 09/05/2023 – manhã Local: Salas de aula Centro de Ciências Humanas e Letras - CCHL UFPI

08:30h às 12h – Minicursos simultâneos

Minicurso 1 – Encarceramento e Questão Social - Ministrante: Profa. Dra. Rosilene Marques (Docente UFPI; doutora em Políticas Públicas - UFPI);

Minicurso 2 - Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil MROSC – Ministrantes: Profa. Dra. Mauriceia Lígia (Docente UFPI; doutora em Serviço Social PUCSP) e Profa. Dra. Marfisa Mota (Assistente Social – SEMCASPI; doutora em Serviço Social - UFPE) – Coordenação de sala: Sueiny Neves (mestranda PPGPP UFPI)

Minicurso 3 – Serviço Social, saúde mental e comportamentos suicidas – Ministrantes: Dra. Fernanda Luma (Doutora em Serviço Social - UERJ) e Cleiana Mesquita (Assistente Social na Saúde; Conselheira presidenta do CRESS PI; Mestranda em Saúde e Comunidade - UFPI) – Coordenação de sala: Dannylo Cavalcante (Mestrando PPGPP UFPI; SEMCASPI)

Minicurso 4 – Serviço Social e a luta anticapacitista – Ministrante: Fernanda Costa (Assistente Social TJ-PI; Mestre em Serviço Social - UECE) – Coordenação de sala: Profa. Dra. Iolanda (DSS UFPI)

Minicurso 5 – Serviço Social na educação básica – Ministrantes: Fabianna Guimarães (Assistente Social da educação básica em São João do Piauí; CRESS PI) e Fabiana Almeida (CRESS PI) – Coordenação de sala: Lucas Catarino (mestrando PPGPP UFPI)