• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

DCE0024 - ECONOMIA NEOCLASSICA II - Turma: 01 (2013.2)

Visualização de Notícia
  • I atividade avaliativa
  • 13/12/2013 15:34
  • Texto:

Caros,

estou encaminhando a atividade avaliativa valendo a primeira nota como foi combinado. Respondam e entreguem individualmente até o dia 19.12, até as 19h. Assinem, pois será a prova da entrega da avaliação.

Boas Festas!!!!

Segue a avaliação:

Universidade Federal do Piauí- UFPI

Departamento de Ciências Econômicas e Quantitativas - DCEQ

Disciplina: Economia Neoclássica II

Professora: Fátima Crespo

Nome: ______________________________________________

Data: ­­­___/___/______

I Avaliação

Lucratividade das empresas brasileiras cai 40% com a crise

Em 2007, as 326 empresas de capital aberto do país (com ações negociadas em Bolsa) tiveram lucro de R$ 128,78 bilhões, juntas. No ano passado, o resultado conjunto caiu para R$ 126,33 bilhões. Como esse cálculo inclui Vale e Petrobras, o resultado é uma queda de apenas 1,9% no lucro somado dessas companhias na comparação com o exercício de 2007, segundo a consultoria.
    Quando exclui os balanços da estatal petrolífera e da mineradora, entre as maiores empresas do país, a queda de 40,6% na lucratividade é explicada pelo fato de que, dos 23 setores representados, cinco tiveram prejuízo, com destaque para o setor de papel e celulose.
    Em 2007, as empresas desse setor acumularam ganhos de R$ 3 bilhões --considerando as sete companhias de capital aberto presentes na amostra. Já no ano passado, com perdas bilionárias devido à especulação com o dólar, o lucro virou um prejuízo acumulado de R$ 6,3 bilhões.

Outro setor bastante afetado foi das empresas do setor químico, que passou de um lucro total de R$ 1,71 bilhão para um prejuízo acumulado de R$ 2,50 bilhões. O terceiro pior desempenho foi do setor de mineração (excluindo o lucro da Vale): de um lucro acumulado de R$ 1,18 bilhão em 2007 passou para um prejuízo de R$ 1,27 bilhão.

1. Diante da notícia acima e do conhecimento adquirido na disciplina, explique como um empresário pode tomar decisões sobre sua produção visando à maximização do lucro, considerando que o mercado de atuação tem características competitivas. Analise o comportamento desse produtor no curto e no longo prazo, justificando o momento de iniciar a produção e parar de produzir.

O desafio da produtividade

Em macroeconomia, o longo prazo pode ser entendido como o momento em que os fatores de produção disponíveis se esgotam e, para que a economia continue crescendo, é necessário contratar mais fatores de produção ou usar os fatores disponíveis de forma mais eficiente. As políticas de curto prazo – monetária, fiscal – que atuam sobre a demanda já não produzem efeito, pois a demanda ocupou a capacidade de oferta. Nessa etapa, tornam-se mais importantes o crescimento da força de trabalho, a capacidade de investimento (que determinam a taxa de crescimento dos fatores de produção) e a produtividade (que determina a maneira de transformar os fatores em produto).

Dessa forma, apesar de sempre parecer algo distante, o “longo prazo” pode chegar. E há indícios de que ele chegou para o Brasil. Entre 2004 e 2010, o país cresceu puxado pela demanda e foi ocupando seus fatores disponíveis. A mão de obra, antes abundante e barata, hoje é cara e difícil de ser encontrada. A infraestrutura, antes parcialmente ociosa (ainda que de qualidade mediana), hoje está ocupada. Os estímulos à demanda já não produzem um crescimento da economia como um todo: nos últimos dois anos, as vendas no varejo cresceram mais de 15% (acima da inflação), enquanto a produção industrial praticamente não avançou.

A escassez de fatores de produção em meio à demanda ainda aquecida pressiona os custos. Há tempos o Brasil deixou de ser um low-cost country. Custos de produção elevados converteram-se no maior problema das empresas instaladas no país, o que vem tornando o Brasil menos atraente para novos investidores.

1. Continuando a analisar o mercado de fatores de produção, explique o comportamento da demanda e da oferta de fatores de produção. Ao longo da análise, destaque o efeito renda e efeito substituição do trabalhador ao buscar maximizar sua utilidade.

OBS.: Entregar impreterivelmente até o dia 19.12.13 ao graduando Wesley Negreiros. Na data final de entrega ele se encontrará no auditório, das 18 às 19h. Ao entregar a avaliação, não esquecer de assinar a lista de frequência.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 13:35