Boa tarde, turma!
Tenho um convite especial para fazer a todos vocês, a Master Class da Bioimaging Brasil na UFDPar!
Segue abaixo as informações sobre o evento e a reportagem que saiu no site da UFDPar recentemente:
O projeto Bioimaging Brasil selecionou o Laboratório de Inflamação e Gastroenterologia Translacional (LIGAT), da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), coordenado pelos professores Dr. Jand Venes Rolim Medeiros e Dr. Lucas Antonio Duarte Nicolau como ponto de apoio para divulgação e treinamento na tecnologia de aquisição de imagens intravitais. “Projetando sempre uma melhor formação dos nossos alunos para que tenham domínio de técnicas e aumentem seus repertórios na pesquisa, vi uma excelente oportunidade em trazer o Bioimaging Brasil para a UFDPar e fico feliz em termos sido selecionados para receber a visita deste projeto de popularização de uma importante técnica de morfologia em tempo real que poderá ser usada em pesquisas relacionadas ao processo inflamatório onde podemos visualizar eventos clássicos dos leucócitos, o comportamento dos vasos sanguíneos, dentre outros. Inclusive meus alunos de graduação serão contemplados ao terem acesso à Master Class, mas também quando utilizo imagens de publicações científicas capitaneadas pelo nosso grupo de pesquisa com slides intitulados ‘Selo UFDPar de qualidade’, ao fazer alusão aos artigos oriundos do LIGAT”, explica o Professor Nicolau.
O Bioimaging Brasil, em parceria com o LIGAT, oferece a Master Class: "Simplificando a bioimagem: Dos conceitos básicos à aplicação - Divulgando a microscopia intravital".
Trata-se de um evento gratuito que contemplará discentes de graduação e pós-graduação, além de técnicos e professores da UFDPar, e terá dois momentos: 1) Master Class aberta para toda a comunidade da UFDPar, e 2) Um treinamento prático de técnica de microscopia intravital. A Bioimaging Brasil é um seleto grupo que possui uma iniciativa de popularização da técnica de microscopia intravital
O evento ocorrerá no dia 26 de outubro (quinta-feira) de 2023, a partir das 10 h, no Auditório Central da UFDPar.
As inscrições estão abertas via formulário do Google Forms. Clique aqui para realizar sua inscrição!
Link de acesso: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScL_NK0EYM-xVxULj4AByGvXHmZQeydEZ2ViZBG-zd17m18HQ/viewform
Idealizado em 2020, o Bioimaging Brasil faz parte do seleto grupo de iniciativas apoiadas pela Chan Zuckerberg Initiative ao redor do mundo. “Esse projeto surgiu como uma resposta à crescente procura pelo Centro de Biologia Gastrointestinal, tanto pela nossa expertise em microscopia intravital, quanto pelos nossos equipamentos, sempre disponíveis e de uso flexível”, explica a equipe do projeto. Curiosamente, essa procura veio de grupos de pesquisa de todas as regiões do Brasil, onde os sistemas de microscópio estão também disponíveis e operacionais, isso chamou a atenção para o fato de que grande parte dessas demandas poderia ser atendida localmente, desde que houvesse pessoal treinado e pequenos ajustes nos sistemas de microscópio fossem feitos.
O Bioimaging Brasil tem como sede a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e quer, antes de tudo, contribuir para o crescimento da Ciência Brasileira. E para isso, prevê: Treinar e capacitar os Centros de Microscopia pelo Brasil: pesquisadores experientes em cada um dos Estados brasileiros serão selecionados e extensivamente treinados em microscopia intravital; Estabelecer estratégias para superar as limitações de uso da microscopia intravital, incluindo: treinamento em procedimentos cirúrgicos; aquisição de imagens; análise digital de imagens; pequenas adaptações em microscópios que até então não são funcionais para a microscopia intravital; auxílio para aquisição de reagentes fundamentais para experimentos necessários para evolução de trabalhos científicos que envolvam a técnica; Incentivar e contribuir para a formação de novos cientistas, promovendo treinamento técnico em níveis básico e avançado para usuários de microscópio em todas as regiões e Fortalecer a confiança dos cientistas em seus próprios projetos, além de aumentar o impacto de suas publicações.
Entre as metas do Bioimaging Brasil estão: Levar esse projeto a cada um dos estados brasileiros, percorrendo os 26 estados e o Distrito Federal em 3 anos de caminhada; Estabelecer pelo menos uma plataforma de bioimaging em cada Estado brasileiro, que terá como missão formar e treinar novos cientistas em sua região e Reforçar a noção de comunidade científica, conectando alunos, pesquisadores e técnicos, formando uma rede apta e disposta a cooperar e colaborar.
Aguardo minha turma de BPB1 lá aos que puderem e quiserem participar do evento. Estão todos convidados!
At.te,
LN