CPPGBIOTE/CMRV028 - IMUNIDADE DE MUCOSAS - Turma: 01 (2023.2)

Visualização de Notícia
  • Seminários Conferência
  • 30/10/2023 19:11
  • Texto:

Olá turma,

Espero que esse email encontre todos bem. Como uma parte da disciplina de Imunidade de Mucosas, teremos seminários em estilo de conferência, ou seja, os alunos levarão temas como se fossem falar sobre um assunto de extrema relevância para um congresso de imunidade de mucosas.

Temos a seguir os temas que serão abordados pela turma:

1) O envolvimento das NETs na mucosa oral;

2) Atualizações sobre a fisiopatologia da DRGE: papel das mucinas e neurônios;

3) Célula parietal: papel na injúria, reparo, inflamação e metaplasia estomacal;

4) Imunidade da mucosa gástrica na infecção por Helicobacter pylori;

5) Particularidades do epitélio intestinal: o coordenador central da imunidade de mucosa;

6) Defesas especiais no intestino: células caliciformes e células de Paneth;

7) Crosstalk entre microbiota e imunidade da mucosa intestinal: o que já sabemos?;

8) COVID-19, diarreia e a microbiota intestinal - lissões da pandemia sobre imunidade de mucosa;

9) Função de barreira como marcador de saúde e doença nas mucosas do TGI;

10) O papel da IL-22 na mucosa intestinal sob o olhar de um modelo experimental de diarreia infecciosa;

11) IL-33, uma importante citocina para a fisiopatologia das mucosas;

12) O papel dos neutrófilos na imunidade da mucosa intestinal.

Mediante esses temas, gostaria de enviar ao representante da turma os artigos que gostaria que norteassem os seminários em estilo de conferência de vocês. Teremos uma aula minha no início, em seguida os seminários ocorrerão ao longo da semana, encerraremos no sábado com uma visita ao laboratório de histologia para avaliarmos algumas lâminas de diferentes mucosas para discussão em grupo.

Para cada tema, um aluno será responsável pela apresentação individual. A seguir, a sequência que vou dividir os temas: 1) Ari Neto; 2) André Lopes; 3) Dakson Araujo; 4) Fabricio Machado; 5) Andreza Araujo; 6) Gabrielle Sousa; 7) Gustavo Oliveira; 8) Gabriela Pacheco; 9) Katriane Silva; 10) Letícia Chaves; 11) Luiz Fernando; 12) Antonio Carlos.

A conferência não poderá ter mais do que 30 min, nem menos do que 25 min. Será um momento de treinamento e capacidade de síntese que vocês terão. Caprichem na apresentação, escolham imagens de ótima qualidade e não se limitem apenas aos papers que vou enviar a vocês. Será um momento de aprendizado e avaliação de postura para todos nós.

Ao longo da semana, vou disponibilizar o calendário e cronograma com os dias das atividades. Por gentileza, confiram no material disponibilizado aqui no Sigaa o roteiro da nossa disciplina. Espero vocês na semana que vem!

Cordialmente,

LN

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:09