CMR0347 - ETICA PROSISSIONAL DO PSICOLOGO - Turma: 01 (2013.2)

Visualização de Notícia
  • Dúvidas sobre o trabalho prático - Seminário
  • 29/01/2014 14:37
  • Texto:

Caros alun@s, considerando as dúvidas sobre os seminários, estou fazendo esta postagem.

Modalidades:

• Entrevista (documentário é opcional) com 3 profissionais da saúde (individual ou coletiva em forma de roda de conversa), sendo um deles, o psicólogo, para tratar de questões éticas na prática, considerando a experiência dos profissionais. Tornar este trabalho interessante e atrativo aos demais colegas é tarefa do grupo. Se utilizem dos conhecimentos adquiridos e da criatividade.
    • Entrevista com alunos do primeiro e do último período de psicologia (separadamente), buscando compreender seu entendimento do código de ética, como conduzir determinadas situações, como vivenciam a ética em suas vidas na universidade, o que entendem de tais conceitos. E da mesma forma, é tarefa do grupo tornar este trabalho interessante e criativo. Expandam seus conhecimentos, conceitos e reflexõa crítica. Vejam como andam a reflexão crítica sobre temas importantes na psicologia para os alunos, etc....

Ambos os trabalhos devem ter como resultado um relato de experiência sobre o percurso do trabalho, valendo nota, a ser entregue em data a combinarmos em sala.

E coloco aqui os questionamentos dos alunos e suas respostas:

----------------------------------------------------------------

Caros alunos, bom dia!

Considerando as dúvidas da turma, repassadas por Beatriz, responderei cada item, vejamos:

1 - É indispensável o documentário ou se é opcional. No caso, se elas podem apenas entrevistá-los e trazer os dados para o seminário?!

O documentário foi uma proposta, mas pode se tornar opcional, desde que realizem as entrevistas (que podem ser separadas, ou em conjunto, como uma roda de conversa com os profissionais, justamente para promover esta discussão e o diálogo sobre ética e temas polêmicos em se tratando da área de saúde e atuação em equipe profissional), façam registros e as transformem em uma apresentação clara, estando o grupo apto a apresentar suas análises críticas, entendimentos, reflexões e conclusões das entrevistas, do que foi explorado.

2- Estamos nos perguntando se os seminários não vão se tornar muito repetitivos, pois os grupos vão tratar dos mesmos temas e questões, e como são muitos, podem acabar entrevistando as mesmas pessoas e trazendo os mesmos dados.

Infelizmente, isso  é possível. Daí minha preocupação expressa em várias aulas, e no sigaa, que me enviassem suas propostas para que pudéssemos organizar e dialogar sobre isso. E já havia ressaltado anteriormente, e reafirmo, que vocês devem tomar o cuidado para NÂO entrevistarem os mesmos profissionais. Devem ser entrevistados 3 profissionais, sendo um psicólogo e os outros dois, à escolha do grupo.

Não necessariamente os grupos precisam tratar dos mesmos temas e questões. As publicadas no sigaa são apenas um norte e vocês devem se utilizar da criatividade para dar conta desta atividade, tendo em vista que estamos com o prazo curto. Uma sugestão é que vocês elenquem entre si algumas temáticas polêmicas que gostariam de explorar envolvendo a ética, a postura do profissional, dilemas na prática, e enfatizem mais nas discussões com os profissionais. Mas vocês podem pensar em outras alternativas para tornar o trabalho criativo e interessante.

3 - E além dos dados das entrevistas, vamos trazer sempre os conceitos de ética e teorias afins, pois é uma aula pra cada grupo, então dispomos de muito tempo, certo?

O seminário é justamente para demonstrar o quanto avançaram no entendimento da ética na prática do psicólogo, portanto, vocês devem demonstrar isso trazendo a interlocução do conteúdo prática do trabalho com conceitos de ética, do código de ética, da legislação como um todo se sentirem necessidade. Como já havia mencionado anteriormente, por exemplo, se alguém falar em abuso sexual infantil, podem mencionar não apenas o código de ética, mas o ECA, a própria Constituição. Espero de vocês uma discussão ampliada, madura. Em cada encontro apresentarão se n m engano, dois ou três grupos. Vejam por gentileza no sigaa pois no momento não estou conseguindo acessar.

4 - Gostaríamos de adiar a entrega dos documentos sobre os videos de terapia assistidos na aula passada pq a turma ainda n conseguiu se articular devido ao grande numero de atividades e desencontros.

Ok. Veremos no nosso próximo encontro uma data que seja boa para todos.

5 - Saber se esse relatório que tem no sigaa que temos que entregar é sobre os seminários e se é realmente indispensável.

Sim, é sobre o seminário e é fundamental que façam.
    Não precisa ser extenso, pois, de fato, espero um relato da experiência do grupo.
    Como foi a experiência da prática, conteúdos explorados, questionamentos surgidos e desejo que todos do grupo participem tanto da parte escrita como da apresentação.
    Justifico o porquê. Minha análise dos trabalhos escritos de vocês indica uma forte necessidade que escrevam mais, pois estão com uma escrita que precisa melhorar muuuito em se tratando de futuros profissionais. Neste trabalho, desejo fortemente que tenham cuidado com a escrita e lembrem-se das sugestões escritas que dei a cada um de vocês, para um trabalho apresentável, bem escrito, claro,coeso, com cabeçalho, como um trabalho de academia deve ser, contudo, sem formalidades, mas com um mínimo de clareza, coerência e correção gramatical.

Em nosso próximo encontro, podemos conversar sobre a data da entrega, se estiver muito sobrecarregado pra vocês, ok?!

Att.,
    Bianca.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 13:30