PPGAPM013 - GEOGRAFIA HUMANA E PAISAGEM CULTURAL - Turma: 01 (2023.2)

Visualização de Notícia
  • Boas-vindas GHPC!
  • 27/11/2023 10:53
  • Texto:

Prezada turma de Geografia Humana e Paisagem Cultural (GHPC) ou uma abreviação que preferirem (conversamos!)

Saudações! Que estejam bem.

Quem vos fala é o Ricardo. Conheço alguma/ns de vocês de outra disciplina, do evento no Sesc Caixeiral, de reuniões de colegiado. Satisfação revê-la/os aqui!

Aos que ainda não conheço, satisfação em conhecê-la/os, mesmo que a distância neste momento.

Bom, conforme reunião de colegiado do Programa no começo do semestre, chamei o desafio de lecionar esta disciplina tão interessante. Desafio por ser minha primeira vez a lecioná-la (primeira vez uma optativa também) e ainda pela riqueza de conteúdo para trabalharmos em tão pouco tempo e pela diversidade que noto da turma (à turma 8, da/os veterana/os, será a primeira vez que lecionarei).

Atendendo à demanda do colegiado propus para o começo de dezembro, após disciplinas e colegas que precisavam lecionar antes de mim. E a pedido também organizei para que fosse condensada.

Assim, desde aquela época disponibilizei à Coordenação e Secretaria o plano de ensino, ocorrendo nas manhãs de 5 a 9 de dezembro, ou seja, começando em sala de aula terça da semana que vem e concluindo com uma visita técnica no sábado, sempre pelas manhãs.

De início pensei em ser encontros presenciais, já que nosso Mestrado foi aprovado e revalidado pela CAPES como curso presencial. Não havendo impeditivos como crises sanitárias, pensei em mantermos assim, pois pode gerar algum inconveniente à Coordenação e à PROPOPI. Entendo que toda/os vocês trabalham e que nem sempre conseguem liberação, mas como já havia me planejado (e divulgado às instâncias) com antecedência, imaginei que toda/os matriculada/os (número expressivo de 15!), também haviam se planejado para tal. Imprevistos acontecem e conversando a gente vê o que é possível ser feito!

Neste sentido, entro em contato para saber se há algo que posso fazer antes do nosso primeiro encontro. Pergunto pois fui acionado por parte da turma querendo agendar uma reunião. Quando era pós-graduando, não era usual eu e colegas demandarmos desta forma aos docentes. Como é a primeira vez que recebo demanda assim nas disciplinas dos mestrados que já participei, posso tentar essa gestão participativa, mas confesso que mexer um pouco neste planejamento está sujeito também a eu não conseguir atendê-los. Só para terem ideia, tenho uma visita técnica da graduação no dia 4 (segunda) e meus filhos já estarão de férias em dezembro.

Bom, para, creio, facilitar de alguma forma, organizei o conteúdo dos tópicos, inserindo datas certinhas (que não as do sistema), referências, dias e horários (inclusive das atividades avaliativa e de frequência). Prefiro fazê-lo no primeiro dia de aula, mas para adaptar ao perfil da turma, adiantei e posso explicar melhor no primeiro encontro.

Sabendo onde nos encontaremos presencialmente, divulgarei - caso o saibam antes de mim, gentileza também me informar. Até terça que vem!

Atenciosamente,

Prof. Ricardo

Contatos: ricardo.fonseca@ufdpar.edu.br e na Sala 12 no Bloco 17 da UFDPar (mediante agendamento)

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1089 22/07/2024 15:31