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CPSIC/CMRV017 - FUNDAMENTOS DA CLÍNICA PSICANALÍTICA - Turma: 01 (2023.2)

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  • Perguntas de estudo para a avaliação 2.
  • 10/12/2023 10:07
  • Texto:

    Fonte: Freud, Ed. Imago vol IX. (1906-1908)         

    1: Quais são as três "teorias sexuais infantis" e qual seu papel no psiquismo infantil.

    2: Em “O esclarecimento sexual das crianças”, como Freud responde sobre como esse esclarecimento deve se dar?

    3: Em “Fantasias histéricas e sua relação com a bissexualidade” como Freud se refere a conexão entre fantasia inconsciente e sexualidade?

    4: Ainda em “Fantasias histéricas e sua relação com a bissexualidade” como Freud conecta a fantasia aos sintomas histéricos?

    5: Em “caráter e erotismo anal” como Freud relaciona a fixação anal com certas expressões do caráter do sujeito?

    6: Em Moral sexual civilizada e doença nervosa o que Freud chama de moral dupla?

    7: Ainda no mesmo texto, qual o papel da sublimação perante a repressão sexual?

    8: "Na fantasia, somos aquilo que perdemos" (NÁSIO, 2007, p.38).

    Dito isto, qual é o principal mecanismo que organiza a estrutura fantasística, conforme discutido?

    a) A projeção dos desejos do sujeito em objetos externos.

    b) A sublimação dos impulsos sexuais na formação da fantasia.

    c) A identificação do sujeito transformado em objeto.

    d) A repressão dos conteúdos inconscientes na construção fantasística.

    9) A partir da afirmação "Na fantasia, somos aquilo que perdemos" (NÁSIO, 2007, p.38), Comente como a perda influencia a criação da fantasia a partir da identificação com o objeto perdido.


    R: A fantasia surge como uma forma de lidar com a ausência ou privação de algo significativo. Ao nos tornarmos "aquilo que perdemos", a fantasia oferece uma maneira de recuperar, simbolicamente, o que foi perdido na realidade. Essa dinâmica está relacionada à identificação, na qual o sujeito internaliza o objeto perdido, transformando-se ativamente naquilo que não está mais presente. Esse processo não apenas lida com a dor da perda, mas também desempenha um papel na reorganização psíquica, permitindo ao indivíduo criar uma narrativa imaginária que atende às suas necessidades emocionais através de uma compensação simbólica para as experiências de falta, o que contribui para a formação da fantasia.

    10:Segundo Násio, o objeto, para além do sujeito, cumpre função importante na formação da fantasia inconsciente, sabendo disso assinale a alternativa correta:

    a) A fantasia é uma criação consciente do sujeito para evitar a perda do objeto.

    b) A importância da ação do objeto sobre o sujeito é minimizada na formação da fantasia.

    c) O corte do significante sobre o objeto é o único determinante na formação da fantasia

    d) A interação entre a ação do objeto e o corte do significante é destacada como essencial na formação da fantasia





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